Assentamento ganha sistema de manejo rotacionado

O Assentamento Santa Helena, em Jataí, foi beneficiado com o sistema de manejo de piquetes rotacionado implantado pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). Na comunidade, oito produtores serão beneficiados com o trabalho.
De acordo com o responsável pela unidade local de Jataí, Hélio Ranes, o manejo rotacionado tem como objetivo aumentar a produção leiteira, com um pequeno investimento. Segundo o técnico, no sistema “uma área menor pode atender a um número maior de animais, podendo chegar a 10 animais por hectare”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O sistema foi implantado em uma das propriedades do assentamento. Inicialmente, foram realizados o diagnóstico e o mapeamento da propriedade para o plantio do capim brachiaria. Segundo Ranes, a Emater irá acompanhar a formação de pastejo, além de implantar 28 piquetes na propriedade para a alimentação de 20 matrizes leiteiras.
Rede de Inovação
O sistema foi implantado dentro da Rede de Inovação Rural, uma nova metodologia de assistência técnica e extensão rural proposta pela Emater que leva em conta a gestão da propriedade junto às famílias, comunidades e organizações rurais. O modelo de assessoramento que visa a emancipação dos produtores, prioriza a realização de parcerias público-privadas com agricultores e outras entidades com o objetivo de ampliar o acesso à assistência técnica e extensão rural.
Texto: Nathália Peres
Foto: Emater / Divulgação
Share this content: