Arrancar um fio de cabelo branco faz nascer vários outros no mesmo lugar
Você já ouviu falar na história de que, quando se arranca um fio de cabelo branco da cabeça, vários outros nascem no lugar? Pois é. Pois saiba que isso é um mito e dos bons. Isso não acontece pois, em um folículo capilar, nasce apenas um fio de cabelo, nada mais que isso...

Você já ouviu falar na história de que, quando se arranca um fio de cabelo branco da cabeça, vários outros nascem no lugar? Pois é. Pois saiba que isso é um mito e dos bons. Isso não acontece pois, em um folículo capilar, nasce apenas um fio de cabelo, nada mais que isso. Mas, é claro que, a execução do ato não resolve em nada o problema, porque o frio que nascerá no lugar daquele que foi arrancado, continuará branco.

As pessoas costumam acreditar nesse mito antigo, porque parece que os cabelos brancos se multiplicam rapidamente. Mas isso acontece porque eles se destacam junto dos cabelos escuros e além disso, o fio de cabelo branco cresce mais rapidamente e tem uma textura diferente. Ele é mais áspero e isso, faz com que chame ainda mais a atenção. É preciso salientar que arrancar cabelos brancos de vez em quando não faz mal algum. Porém, ao repetir essa atitude excessivamente, você corre o risco de traumatizar a raiz e machucar o couro cabeludo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tarologa-Dany-300-x-250

E se a idade chegou e seus cabelos estão cada vez mais brancos, é preciso tomar alguns cuidados. Os cabelos embranquecem porque ao longo dos anos, perdemos melanina, a proteína que dá cor aos fios. Assim, as células que protegem essa proteína, chamadas de melanócitos, param de transmitir o pigmento necessário e aí, começamos a ficar grisalhos.
Mas não é por isso que o cabelo ficará frágil ou doente. A única diferença dos cabelos brancos para o ruivo ou loiro, castanho ou preto é que ele deixa de ter a proteção da cor, tornando-se mais suscetível à ação do sol, tendo assim, tendência a amarelar. Nesse caso, o ideal é usar boné ou chapéu, produtos com filtro solar e, uma vez por semana, xampu violeta para neutralizar o tom amarelo. Também é indicado optar por xampus específicos para grisalhos. Fora isso, quem não quiser manter as madeixas brancas tem como alternativas os tonalizantes – indicados para pessoas com poucos fios brancos e as tinturas – quando mais de 20% do cabelo já perdeu a cor. Fora isso, cuidados básicos como evitar água quente, secador em temperatura máxima e produtos químicos, continuam valendo.

Vale frisar que não são apenas as pessoas de meia idade ou idosas que podem exibir cabelos sem coloração. Muitos jovens, principalmente no mundo atual vivendo sob forte estresse, podem padecer do mal. O estresse provoca oxidação celular e isso, adia o momento de ficar grisalho. Um outro fator que pode colaborar para isso, é a genética. Por isso, o ideal é manter uma vida saudável e equilibrar as emoções.

Flávia Menezes
Jornalismo Portal Panorama

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

× Como posso te ajudar?