O site de notícias G1 realizou tabulação dos dados disponibilizados pelo OpendataSUS, o sistema do Ministério da Saúde que registra a aplicação das doses das vacinas contra a Covid-19, e verificou que apenas 39% dos idosos acima de 60 anos receberam o esquema vacinal completo, ou seja, as duas doses.
Essa situação se apresenta após quatro meses de vacinação contra a Covid-19 no Brasil, o que coloca um grande desafio ao país para imunizar os adultos até 59 anos, que são a maioria da população. Especialistas estimam que, com o ritmo atual de imunização, a conclusão da vacinação só deverá ocorrer em 2023.
Falta de insumos para a produção de vacinas, baixa cobertura da 2ª dose, dificuldades na distribuição, entre outros, são apontados como fatores para a lentidão no processo de imunização.
Segundo o Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde (IHME), da Universidade de Washington, acredita-se que é provável uma terceira onda no Brasil no inverno por conta da sazonalidade do vírus e o baixo ritmo de vacinas, o que é agravado pelas novas cepas do vírus que estão se espalhando pelo mundo.
O momento é de especial atenção e manutenção dos cuidados sanitários preconizados pelos especialistas em saúde pública e infectologia. O uso adequado de máscaras, higienização das mãos e dos ambientes e o distanciamento social devem ser uma rotina para os brasileiros até que a vacinação atinja índices mais satisfatórios.
Por Estael Lima
Foto capa: PMJ
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br