
Foto: Internet
Para a maioria das pessoas as férias de verão já estão no fim, mas 2020 terá no mínimo nove feriados, sendo que seis deles serão prolongados. Então é hora de entender melhor os novos recursos que permitem aproveitar esse tempo livre com a família ou amigos.
Os feriados
O ano de 2020 terá nove feriados nacionais, sendo que desses, seis serão prolongados, ou seja, caem às segundas ou sextas-feiras e emendam com o fim de semana. Esse tempo livre casa perfeitamente com aquilo que o brasileiro mais quer: viajar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2019 metade dos feriados caíram em finais de semana. Já em 2020 apenas um deles segue o mesmo caminho: 15 de novembro, Proclamação da República, que cai em um domingo, no caso dos feriados nacionais. Em Jataí, que tem um único feriado municipal, não haverá qualquer acréscimo já que o aniversário da cidade cairá num domingo.
Novas formas de viajar
Segundo pesquisa realizada pelo buscador de viagens Kayak, viajar é o investimento preferido do brasileiro, a frente inclusive da compra dos cobiçados eletrônicos. A pesquisa mostrou ainda que o consumidor já aprendeu a usar os recursos da tecnologia para comprar as passagens, mas que ainda os usa pouco para buscar hospedagem, um nicho que deve mudar muito com a ampliação do uso de sites e aplicativos.
Os primeiros sites e aplicativos dos serviços de hospedagem apareceram vinculados aos hotéis, pousadas e hostels, ambientes que seguem na liderança da preferência do consumidor. A pesquisa da Kayak mostra que 77% das pessoas ainda opta pelos meios de hospedagem tradicionais, o que se deve sobretudo a comodidade de serviços como o café da manhã. No entanto o mercado crescente nos últimos dois anos é o da hospedagem compartilhada ou imóveis de aluguel.
O aplicativo Airbnb, criado em 2008, se tornou uma das principais plataformas de oferta de hospedagens do mundo, permitindo que quem prefere se hospedar em uma casa, apartamento, castelo e – acredite – até em lugares dos mais inusitados como iglus, casas na árvore e barcos, encontra-se esse tipo de hospedagem com mais facilidade. Do outro lado do negócio, aquele que quer ofertar seu meio de hospedagem ganhou uma alternativa prática e barata de divulgação e muita gente está empreendendo e lucrando com essa alternativa.
A ampliação desse tipo de recurso no mercado dos meios de hospedagem só traz benefícios para o consumidor. A tendência, seja dos hotéis e pousadas, seja das hospedagens compartilhadas e imóveis de aluguel, é a oferta de ambientes e serviços cada vez melhores, com foco na comodidade do hospede, mas sobretudo com grande concorrência em relação aos valores praticados.
Pensando em tudo isso o Panorama preparou uma lista dos principais aplicativos de hospedagens para que você aproveite muito os vários feriados do ano com praticidade e economia. Confira:
Estael Lima
Foto capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br