Antecipação do término do vazio sanitário em Goiás não deve beneficiar produtores de Jataí

Antecipação do término do vazio sanitário em Goiás não deve beneficiar produtores de Jataí
Foto: Sâmela Raíssa

O início do plantio de soja na safra de verão em Goiás foi antecipado para o dia 25 deste mês, conforme Instrução Normativa nº 2, de 3 de setembro de 2019, da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).

A medida tem caráter excepcional, com validade somente para a safra de soja 2019/2020. Com isso, o vazio sanitário estabelecido pela Instrução Normativa nº 8/2014 para o período de 1º de julho a 30 de setembro deste ano, fica reduzido em apenas seis dias e continua até o dia 24 deste mês, o que significa que até esta data não pode haver plantas voluntárias de soja nas áreas cultivadas na safra anterior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Infelizmente, porém, para os produtores jataienses, a medida não será de grande utilidade, uma vez que condições climáticas só devem propiciar semeadura a partir de 10 de outubro.

Vítor Geraldo Gaiardo, presidente do Sindicato Rural de Jataí, comentou: “Não teremos oportunidade de plantio porque não teremos condições climáticas. Não teremos umidade suficiente no solo, está muito seco e não há previsão de chuvas até essa data.”

Apesar do atraso, os produtores esperam atingir produtividade na casa das 60 sacas por hectare, dentro da média histórica. Trabalhos de fertilização do solo já estão sendo antecipados e aqueles que têm áreas irrigadas, poderão começar mais cedo.

Larissa Pedriel
Fonte: Notícias Agrícolas
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Share this content:

Redação Portal PaNoRaMa

O Portal PaNoRaMa um dos pioneiros na área de cobertura de eventos e notícias de Jataí - Goiás, lançando uma forma única de trabalho e divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.