Alteração nas regras do rotativo do cartão podem aumentar pagamento mínimo

Alteração nas regras do rotativo do cartão podem aumentar pagamento mínimo
Cartões de crédito

Os bancos Bradesco, Itaú Unibanco, Santander e Banco do Brasil anunciaram as novas regras para o uso do rotativo do cartão de crédito. Este novo sistema entrará em vigor a partir do dia 03 de abril deste ano e por isso, tais instituições financeiras estão apressadas para comunicar as mudanças aos clientes.

De acordo com informações repassadas por estes bancos, o pagamento mínimo da fatura do cartão poderá incluir parte ou todo o saldo do rotativo. Portanto, conforme o banco, este valor poderá ficar mais alto. Esta alteração tem como objetivo reduzir o juro para o cliente, entretanto, de acordo com órgãos de defesa do consumidor, a mudança na cobrança precisa ser mais clara.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, o rotativo é acionado quando o cliente paga qualquer valor entre o mínimo da fatura e o total. Além disso, o juro do rotativo é de cerca de 500% ao ano, sendo considerada a linha de crédito mais cara.

Segundo determinação do Conselho Monetário Nacional (CMN), o limite de uso do rotativo será de 30 dias. Após este período, haverá uma migração automática para o parcelado do cartão, que possui juro menor do que o do rotativo, embora ainda seja considerado alto. Além disso, cada banco terá o seu próprio padrão de cobranças.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Share this content:

Rosana de Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.