Man talking on the phone on his car

Man talking on the phone while driving his car

Todo mundo sabe que falar ao celular enquanto dirige é extremamente perigoso. As chances de uma acidente acontecer durante a conversa pelo aparelho é de 400%...

Todo mundo sabe que falar ao celular enquanto dirige é extremamente perigoso. As chances de uma acidente acontecer durante a conversa pelo aparelho é de 400%. Essas chances aumentam mais ainda se você tentar enviar uma mensagem de texto, porque desvia totalmente sua atenção da estrada e do carro. Além disso, pode gerar multas, alguns pontinhos na carteira, e muita dor de cabeça.

Confira alguns motivos que te farão repensar quando tentar atender o telefone ao dirigir:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tarologa-Dany-300-x-250
  • Dirigir e falar ao celular é perigoso tanto quanto dirigir alcoolizado: segundo alguns estudos, o envio de mensagens de texto pelo celular pode retardar o período de reação do condutor em até 35%. Comparado a alguém alcoolizado, esse nível é muito alto. Um motorista bêbado tem essa reação reduzida a 12%. Que horror hein?
  • Multa: como foi dito, o condutor do carro que fala ao telefone, mesmo que seja por viva voz, pode sofrer uma multa, além de ter pontos somados na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Ninguém quer isso não é mesmo?
  • O motorista perde a visão de 360°: quando o condutor do carro fala ao celular, sua visão se torna tubular, ou seja, só para a frente. Com isso, perde a visão dos retrovisores o que prejudica a atenção no trânsito.
  • O motorista não percebe buracos na pista: esse é um outro problema sério. Em média, um motorista demora 2,5 segundos para começar a frear diante de um buraco ou outro probleminha na pista. Isso com o veículo a 80 e 100 km/h. Se for na cidade, o tempo fica reduzido para 0,75 segundos. Devido a isso, se tentar fazer uma ligação, o condutor não perceberá um buraco, pois demora 2 segundos para digitar algarismos no celular. Dessa forma, quando perceber o buraco, será tarde demais.

Esses são só alguns motivos para que você deixe de vez o celular desligado na hora de dirigir. Se é daquelas pessoas que tem medo de ficar sem o celular, tente colocá-lo no banco de trás, ou desligue a internet. Sua vida e a de outras pessoas valem mais que um simples aparelho celular. Dirija com consciência.

Flávia Menezes
Jornalismo Portal Panorama

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

× Como posso te ajudar?