20 de setembro de 2024

Foto: Vânia Santana - Portal Pn7

A cidade de Jataí, no sudoeste de Goiás, vive um dia de calor extremo e baixa umidade, com alertas emitidos para riscos à saúde e aumento de queimadas.

Jataí, no sudoeste de Goiás, enfrenta um dia de calor extremo nesta segunda-feira (09), com previsão de temperatura máxima de 37ºC e umidade relativa do ar podendo cair para 10% no período da tarde. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO), o predomínio de sol será registrado em todas as regiões do estado, com temperaturas em elevação e umidade em declínio, o que leva à emissão de vários alertas.

Entre os alertas, está o de emergência para a umidade relativa do ar, que no período da tarde deve atingir o patamar crítico de 10%, representando sérios riscos à saúde, como desidratação e complicações respiratórias. A cidade também está sob alerta para as temperaturas elevadas, que exigem cuidados redobrados com a exposição ao sol e a hidratação constante. Outro fator preocupante é a qualidade do ar, que se encontra em nível considerado “regular a ruim”, principalmente devido às queimadas que vêm ocorrendo na região.

O prognóstico para Jataí, assim como para todo o estado de Goiás, não indica chuvas para esta semana, o que deve manter as condições climáticas adversas, com calor intenso e baixa umidade durante o período da tarde. Além de Jataí, outras regiões de Goiás também enfrentam temperaturas elevadas e umidade crítica. No Oeste e Norte, as máximas podem atingir 39ºC, enquanto na Região Leste são esperadas temperaturas de até 38ºC. Em todas essas áreas, a umidade do ar ficará entre 10% e 50%.

Para a capital, Goiânia, a previsão é de máxima de 36ºC e umidade variando entre 10% e 50%. O dia será ensolarado, e a qualidade do ar também será impactada negativamente pelas queimadas. As autoridades alertam para os cuidados com a saúde, recomendando que a população evite a exposição ao sol nos períodos de maior calor, se hidrate adequadamente e minimize atividades ao ar livre.

O boletim emitido pelo CIMEHGO também destaca que, além de Jataí, cidades como Rio Verde e Anápolis terão máximas acima dos 35ºC e umidade crítica. Em Porangatu e Catalão, as máximas serão de 38ºC e 33ºC, respectivamente, com o mesmo alerta para baixa umidade e queimadas.

A semana promete ser marcada por condições climáticas desafiadoras em todo o estado, com temperaturas em elevação e nenhum sinal de chuvas, exigindo atenção contínua por parte da população e das autoridades para prevenir problemas de saúde e a propagação de incêndios florestais.

Por Gessica Vieira
Foto: Vânia Santana – Portal Pn7
Jornalismo Portal Pn7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?