21 de novembro de 2024
Ao contrário do que muita gente pensa, a exposição ao sol não mata microrganismos instalados em travesseiros.

Você costuma colocar travesseiros ao sol para evitar ácaros e fungos? A alergista Ana Caroline Dela Bianca, da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), recomenda fortemente que você abandone esse hábito.

A médica explica que os ácaros, microrganismos que provocam alergias, se instalam no interior dos travesseiros e não na superfície. “Se o travesseiro for exposto ao sol, ocorre um aquecimento do seu interior, que favorece a proliferação de ácaros, fungos e bactérias”, explica Ana Caroline.

O ideal é deixar os travesseiros em local arejado, mantendo-os protegidos por fronhas, apenas com luz indireta sobre eles. A especialista ensina como conservar a higiene do item:

  • A lavagem de travesseiros só deve ser feita se a secagem por completo for possível. O ideal é que a limpeza seja realizada em lavanderias. As máquinas de uso doméstico podem não oferecer o desempenho necessário para a completa secagem do item;
  • As fronhas devem ser lavadas a cada três ou quatro semanas;
  • Os travesseiros devem ser trocados de dois em dois anos;
  • Procure não varrer e espanar os móveis do quarto durante a limpeza. Para prevenir que os ácaros entrem em suspensão e se instalem sobre lençóis e fronhas limpos, dê preferência ao uso de panos úmidos.

Por João Vítor Reis
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?