quarto
Além do fator financeiro, acomodação mais intimista tem se fortalecido no contexto pós-pandemia, pela segurança sanitária

A pandemia de Covid-19 impactou negativamente o setor de turismo, que precisou se reinventar para manter a saúde financeira de seus negócios. E o site de aluguel de casas temporárias Airbnb deu uma importante contribuição para que o cenário mudasse.

Enquanto os hotéis eram arriscados e os aviões estavam fora do alcance do consumidor, viagens curtas de carro, com hospedagem em residências por curtos períodos, foram as alternativas para garantir as férias, sem colocar a saúde em risco e ainda gastando menos.

Com a pandemia dando sinais de arrefecimento, a vacinação avançando e os aeroportos começando a se abrir para turistas brasileiros, a expectativa é que as viagens internacionais comecem a dar seus primeiros passos rumo à retomada ainda este ano.

De acordo com pesquisa divulgada pelo Banco Central, houve aumento de 65,5% no volume de gastos com viagens internacionais em agosto deste ano, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Enquanto no oitavo mês de 2021 foram gastos US$ 185 milhões com turismo internacional, no mesmo período de 2020, o gasto não ultrapassou US$ 123 milhões.

A retomada das viagens internacionais ainda é lenta e está aquém dos níveis praticados antes da pandemia, mas o cenário é promissor, especialmente porque o mercado tem oferecido opções para o turista brasileiro que deseja desembarcar em solo internacional, gastando menos e com segurança sanitária.  

Nesse sentido, o Airbnb aparece como opção atrativa entre os consumidores brasileiros, de acordo com a pesquisa Google Trends divulgada em janeiro deste ano por ter um “status construído a partir de sua imagem internacional e experiências positivas prévias”.  Além disso, a plataforma oferece diversidade em opções de pagamento, aceitando várias moedas estrangeiras e alternativas como o cartão Payoneer, em alguns países.

Outras vantagens do Airbnb

Além do preço, esse tipo de acomodação tem algumas vantagens em relação às hospedarias tradicionais como hotéis e pousadas no contexto de pandemia. Por ser um espaço restrito aos convidados do contratante, fica mais fácil controlar a higienização e garantir a ventilação das acomodações. Há também a possibilidade de cozinhar a própria comida, evitando aglomerações em locais com pessoas sem máscara, garantindo o distanciamento.

O Airbnb também permite que o consumidor escolha a moeda em que deseja pagar, de acordo com o país de destino, no ato da reserva e ainda dá a possibilidade de trocar a moeda em qualquer momento – ainda que a alteração esteja sujeita a cobranças de taxas por parte das operadoras de cartão de crédito.

A facilidade para o cancelamento de reservas e o reembolso também é um dos pontos positivos do aplicativo. O cancelamento pode ser feito pelo computador ou mesmo pelo celular, estando disponível para os sistemas Android e IOS e também pelo navegador. O reembolso devido a problemas durante a estadia também pode ser solicitado pelo aplicativo até 24h após o descobrimento do problema – nesse caso o anfitrião tem um hora para responder antes de a empresa intervir.

Foto: Francesca Tosolini/Unsplash
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?