Cai o Índice de Confiança do Agronegócio no primeiro trimestre de 2019

O Índice de Confiança do Agronegócio (IC Agro) avalia a percepção de indústrias, cooperativas e produtores ligados ao agronegócio em relação à uma série de indicadores econômicos e de competitividade. O IC Agro é feito pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) em parceria com a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB).
No primeiro trimestre deste ano, o índice foi de 111,9, uma queda de 3,9% em relação ao 4º trimestre do ano passado, quando registrou um recorde histórico de 115,8 pontos. Apesar da queda, o índice ainda é considerado otimista pela FIESP e pela OCB, uma vez que é considerado como tal quando registra acima de 100 pontos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O índice é diretamente afetado pelo panorama político nacional, como avalia Miguel Daoud, analista político e econômico do Canal Rural. “Falas como a de Paulo Guedes, de largar o governo caso a reforma da Previdência seja aprovada, trazem pessimismo ao produtor”, afirma Daoudod. Apesar da queda, o índice ainda é o segundo maior da série histórica desde 2013, ano da criação do IC Agro.
Thaysa Alves
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br
Share this content: