Agrodefesa divulga calendário para 2ª etapa de vacinação contra Febre Aftosa

Agronegócio

No mês de novembro ocorre a 2ª etapa de vacinação contra a Febre Aftosa do rebanho bovino e bubalino com até 24 meses de idade. Além disso, em 120 municípios de Goiás, listados no site da Agrodefesa e considerados de alto risco à disseminação da Raiva, a vacina contra esta enfermidade é obrigatória em todos os animais herbívoros, incluindo os bovídeos, equídeos e caprídeos, com idade até 12 meses.

TEste 2020 aac

A venda das vacinas começará a partir desta sexta feira (30), permitindo ao produtor rural planejar desde já a vacinação do seu rebanho. Segundo a Gerência de Sanidade Animal da Agrodefesa, nesta segunda etapa de vacinação, devem ser imunizados aproximadamente 10 milhões de bovídeos, de um total de 21 milhões de cabeças.

A Declaração de Vacinação deve ser encaminhada à Agrodefesa até o 5º dia útil após o término da campanha, sendo que este procedimento também pode ser feito pela internet, pelo site da Agência, ou mediante formulário impresso que também é disponibilizado pelo site.

Dessa forma, caso o pecuarista deixe de imunizar seu rebanho, terá que realizar a vacinação de forma assistida por fiscais da Agrodefesa, além de ser autuado em R$ 7,00 por animal e se for reincidente, o valor será de R$ 14,00, além de ter a propriedade interditada.

Ressaltando ainda que, durante a etapa de vacinação contra a Febre Aftosa, somente serão emitidas Guias de Transporte Animal (GTA) entre propriedades com Declaração de Vacinação já lançada, ou para animais destinados ao abate. Além disso, por meio da Portaria nº 960/2015, é proibido realizar leilões virtuais ou presenciais de bovinos e bubalinos no período que se estende entre 1º e 7 de novembro, por conta do tempo de carência da vacina.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.