Agro bate recorde de recuperações judiciais no 2º trimestre

Agro bate recorde de recuperações judiciais no 2º trimestre

A quantidade de pedidos de recuperação judicial no agronegócio brasileiro registrou um avanço expressivo no segundo trimestre de 2025, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (29/9) pela Serasa Experian.

Segundo o levantamento, houve um crescimento de 31,7% nas recuperações judiciais do setor entre abril e junho, em comparação com o mesmo período de 2024. Foram 565 solicitações, o maior número da série histórica iniciada em 2021.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pela primeira vez, os pedidos de recuperação judicial de pessoas jurídicas (243) superaram os de pessoas físicas (220). Entre os produtores, 192 pedidos foram feitos por sojicultores e 26 por criadores de bovinos.

As empresas ligadas ao agronegócio também apresentaram números recordes: foram 102 solicitações no segundo trimestre de 2025, frente a 94 no mesmo período do ano passado.

A recuperação judicial é um mecanismo legal que permite a renegociação de dívidas, com o objetivo de evitar o fechamento de empresas, a demissão de trabalhadores ou a interrupção de pagamentos. Durante o processo, as organizações ficam temporariamente desobrigadas de quitar dívidas com credores, mas precisam apresentar um plano de reestruturação financeira para garantir a continuidade das operações.

Por Gessica Vieira
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Gessica Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.