Afinidade entre Daniel e Zé Mário pode indicar parceria em 2026
O vice-governador Daniel Vilela e o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), Zé Mário, têm estreitado laços e demonstrado afinidade nos últimos dias. Só na terça-feira (26/8), estiveram juntos de manhã, tarde e noite em solenidades distintas. Essa proximidade é indício de que a chapa da base já pode estar encaminha do os candidatos a governador e vice.
Os eventos estão relacionados ao agro, área de influência de Zé Mário, e onde o governo enfrentou queixas com a taxa do agro. Inclusive, foi o Ifag, instituição mantida pela Faeg, a única OSC que se apresentou para executar recursos da taxa em obras rodoviárias. Hoje são sete e podem chegar a 12.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foi na assinatura dos contratos de duas dessas obras que Daniel e Zé Mário se reuniram à tarde, na Faeg (de manhã entregaram máquinas do programa Mecaniza Campo). Os contratos têm simbologia especial porque relacionam-se às GOs 178 e 180, em Jataí, terra de Daniel.
O município é comandado pelo PL de Wilder Morais, virtual adversário de Daniel em 2026, e retomar a hegemonia é questão de honra para o vice.
No ato, Daniel ressaltou a importância das obras, mencionando a atuação do pai, o ex-governador Maguito Vilela. Na gestão dele (1995-1998) foram construídas as pontes que estão lá nas estradas, ainda em leito natural.
À noite Daniel e Zé Mário estiveram em Silvânia, onde degustaram uma cachacinha juntos, na Exposição Agropecuária.
Há uma convergência política nos perfis do jovem Daniel e do experiente Zé Mário. Embora mantenha laços com a herança rural, a juventude do vice o associa ao meio urbano. E é no campo que o presidente da Faeg tem seu capital político.
Além do quê, em Goiás, o agro é inclinado ao bolsonarismo, que indica apoio a Wilder. Nesse cenário, o prestígio de Zé Mário representa um contraponto.
Mas há outros nomes na mesa da base, cada um com seus predicados. Adriano Rocha Lima, Gustavo Mendanha, Paulo do Vale, Pedro Salles ou um nome do Entorno do DF. Nada está definido.
Certo é que a escolha passa pelo governador Ronaldo Caiado, amigo e parceiro político do presidente da Faeg desde sempre. E a considerar os últimos movimentos, Zé Mário avançou algumas casas no tabuleiro.
Fonte: Mais Goiás
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7
Share this content: