Ação inédita contra Aedes aegypti começou hoje

Trinta e três municípios de diferentes regiões goianas recebem nesta quarta-feira, dia 6, a primeira força-tarefa do ano para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Em todas as cidades serão realizados mutirões simultâneos com ações sincronizadas, para prevenir dengue, chikungunya e zika.
Todas as residências, estabelecimentos comerciais e lotes baldios dos municípios serão vistoriados pelas equipes. O trabalho é desenvolvido pelo Comitê Executivo Estadual de Combate ao Aedes e em parceria com o Corpo de Bombeiro Militar (CBM).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além da ação desta quarta-feira, haverá também nesta sexta-feira, dia 8, outra mobilização em 38 municípios. As atividades prosseguem nos dias 12, 14, 19, 21 e 26 deste mês, quando será fechado o ciclo de mobilizações do mês de janeiro, totalizando visitas aos domicílios de 246 municípios. Essa estratégia integra o movimento Goiás contra o Aedes, que tem a meta de visitar 3 milhões 120 mil domicílios em todo o Estado, até 31 de janeiro, e repetir o trabalho em fevereiro, abril e junho.
Com o cenário epidemiológico do Estado é preciso ligar o sinal de alerta. Em 2015 foram registrados 187 mil notificações de dengue. Além disso houve no último mês de dezembro a confirmação do primeiro caso do zika vírus. Para o secretário da Saúde, Leonardo Vilela, é fundamental a participação ativa dos prefeitos para reduzir esses números. “O gestor municipal é uma figura decisiva para formar a força-tarefa local, capaz de mobilizar todos os setores sociais para combater o mosquito Aedes aegypti e reduzir as doenças da população”, diz.
Com ponto de apoio na Praça Tenente de Omar Menezes, em Jataí, a força-tarefa fará um trabalho de conscientização da população distribuindo materiais informativos, além de visitas de casa em casa e posto de vacinação montado na praça. Foram separadas 32 equipes, formadas por um Agente de Combate a Endemias e um Agente Comunitário de Saúde, para as visitas que estão sendo feitas em 30 quadras do Setor Centro.
Essa ação, que se deu início hoje, é a primeira de um plano de ações contra o Aedes. Serão realizadas outras para que, até o final de janeiro, as residências de todos os bairros de Jataí sejam visitadas e orientadas.
Share this content: