Existe uma indicação técnica específica para evitar consumo em excesso de energia para te ajudar no valor da conta de luz.

O ar-condicionado é um dos eletrodomésticos que mais causam aumento no valor da conta de luz dos lares brasileiros. Isso acontece, principalmente, em épocas de forte calor, quando o utilitário é usado com mais frequência.

Assim, em análise de especialistas, o ar-condicionado chega a ultrapassar o valor de consumo do chuveiro elétrico e até da geladeira, considerados dois grandes vilões do aumento do consumo de energia elétrica em casa.

Mas afinal, qual a temperatura ideal em que o ar-condicionado deve ficar para a conta de energia não vir tão cara? Especialistas deram a resposta;

A temperatura que o ar-condicionado deve estar para conta de energia não vir tão cara

O engenheiro elétrico do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Edval Delbone, pontua que é preciso saber usar bem o aparelho para evitar dores de cabeça com a conta de luz.

“Um chuveiro possui potência elétrica até 8 vezes maior, porém, os banhos costumam durar, em média, apenas 10 minutos. Considerando um consumo médio mensal de uma família brasileira de 150 a 200 kWh/mês, somente o ar-condicionado vai ultrapassar o gasto da residência inteira” , pontua Delbone, em entrevista ao G1.

Segundo o especialista, o ajuste ideal de temperatura seria em torno de 23ºC, a indicada para a saúde humana. Quando colocado em temperaturas mais baixas, o aparelho entra em estado de trabalho dobrado para atingi-las. Assim, isso fará com que o consumo de energia aumente mais e sem necessidade.

Vale lembrar que colocando nessa temperatura não significa que sua conta não virá mais cara, afinal só de ligar o ar-condicionado o consumo já aumenta significativamente.

Dicas para economizar mais

O especialista pontua para que as pessoas evitem que o motor do aparelho fique em contato direto com o sol. Além disso, que usem aparelhos com a opção “inverter”, pois consomem menos energia.

Também é importante evitar colocar objetos na frente do ar para evitar que o fluxo de vento atinja diretamente o corpo de uma pessoa. Outra dica é usar o timer para desligar o aparelho automaticamente, evitando funcionamento desnecessário e em horários em que não tem ninguém no ambiente.

Por Magno Oliver
Foto: Divulgação/Leroy Merlin
Jornalismo Portal Pn7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?