Na próxima terça-feira, 18, será lançado o Plano Safra no Palácio do Planalto, segundo afirma o Ministério da Agricultura. Tal plano foi aprovado pela Câmara com um crédito suplementar de R$248,9 bilhões.
Tinha data prevista para 12 de Junho, entretanto, o plano de financiamento do referido setor agrícola foi adiada em função do atraso na votação do crédito suplementar, questão que permitiria o governo contornar a dita “regra de ouro”, (PLN4).
Segundo a Ministra Tereza Cristina haveria a possibilidade do Plano Safra ser lançado com juros de mercado, caso e se somente, o PLN4 não fosse aprovado.
Segundo economistas, é totalmente possível o agricultor operar e trabalhar com juros livres de mercado, mais precisamente entre 9% e 10%. Já conforme agricultores, a expectativa em cima do que será agregado junto ao plano nem deveria ser anunciado.
“Deveria ser um programa de vários anos. Como está, gera um custo operacional muito grande para o produtor, que não consegue se planejar. “ elenca Antônio da Luz.
Carolina Craveiro Carvalho
Foto capa: Vânia Santana
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br