Em entrevista à um veículo de comunicação jataiense, a promotora da 2º promotoria do município e curadora da saúde, Lucinéia Viera, elencou sobre a situação do atendimento público, os percalços que o Hospital das Clínicas de Jataí enfrenta, o intento de greve e a falta de material nos hospitais.
Segundo a promotora, apesar da situação caótica, delicada e prejudicial que o município enfrenta nos âmbitos da saúde, a administração tem se esforçado para fazer o repasse do mínimo de 15% e que consegue, majoritariamente , repassar, em média, 23% da verba destinada. Ainda assim, não é suficiente para suprir a necessidade da população e de seu corpo de funcionários.
Em virtude disso, da complicação do edital que respalda os médicos no que tange seus salários e a falta de condições mínimas para realizarem suas funções, pretendem estes deflagrarem greve, ainda nesta sexta-feira (31). Não tem-se a informação de que só será uma paralisação no dia 31 ou se será mais longínqua, tendo início nesta mesmíssima data.
Leia também: Sindicato dos Médicos delibera por paralisação no Hospital das Clínicas de Jataí
Sobre a tal intento, a promotora disse ter tido acesso à mensagens entre médicos, via WhatsApp, em que fica claro a ameaça entre um colega e outro, alegando que o médico que não participar será denunciado ao Conselho Regional de Medicina.
Ameaça inconsistente, uma vez que a Constituição ampara tanto a vontade de realizar greve quanto a de não aderi-la e continuar normalmente com suas funções.
Quando questionada sobre a importância do Sistema Único de Saúde, a promotora disse acreditar em sua eficácia, ainda que tão onerosa e difícil, e que nem sempre é uma questão monetária, mas sim de reajustes na administração, na forma de conduzir o hospital, de remanejar e reestruturar aquilo que for falho.
Em seu desfecho, a mediadora pediu para que evite-se a greve ao máximo. Disse que é possível uma conversa entre as partes envolvidas, para que assim, chegue-se à um consenso, de maneira que não deixe a população exposta, sem atendimento e respaldo, primordial, médico.
Carolina Craveiro Carvalho
Foto Capa: Vânia Santana
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br
Uai!!!
Como está faltando material, se á PREFEITURA ESTÁ PATROCINANDO UMA FESTA DE “PECUÁRIA”.??
$480.000,00
Falta DINHEIRO PARA A SAÚDE MAIS TÊM PARA SUPER FESTAS?