Planeja comprar um imóvel na planta? Confira dicas para não se dar mal

Planeja comprar um imóvel na planta? Confira dicas para não se dar mal

Conseguir um financiamento mais longo, valores mais baixos e a possibilidade de escolher uma unidade excelente para o seu gosto (em caso de apartamento ou casa em condomínio) são as principais vantagens de comprar um imóvel na planta. Mas a empolgação com estes benefícios não podem desviar sua atenção de eventuais problemas que possam surgir e se transformar em uma enorme dor de cabeça.

Conversamos com Lucas Araújo, superintendente de marketing e inteligência de mercado, e com a engenheira civil Regina Jungmann para saber quais cuidados devem ser tomados antes de se decidir pela compra de um imóvel na planta para fazer uma negociação segura e vantajosa. Vem saber mais!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Analise a planta do imóvel
Mas analise mesmo. Estude as medidas, compare-as com as do lugar onde você more atualmente. Tenha certeza de que os tamanhos dos cômodos serão suficientes para você e para comportar os móveis que vão migrar para a casa nova.

Questione como será o acompanhamento das obras
Hoje em dia é muito comum as incorporadoras usarem sites próprios e redes sociais para compartilhar o status das obras que realizam. Verifique se isso ocorrerá no imóvel que você pretende comprar. Caso não haja esse planejamento, pode ficar com uma pulga atrás da orelha. A transparência é fundamental para os compradores se sentirem confiantes. Se não houver intenção de atrasar a obra, não tem por que escondê-la.

Guarde os materiais de apoio da venda do imóvel
Folhetos, folders, fotos e vídeos são provas de como é a promessa de imóvel, por isso, guarde tudo que puder. Lucas explica por quê: “Tenha em mente que é muito importante guardar esses materiais até a entrega do projeto, já que eles serão a base de comparação entre o que foi prometido e o que foi entregue.”

Estude o custo-benefício
Aqui a ideia é avaliar uma série de fatores, como localização, tamanho do imóvel, prazo de entrega, se será entregue com acabamentos ou não. Se algum item não for vantajoso para o seu caso, por exemplo, o apartamento será entregue sem piso e você não tem verba para colocar um bom piso rapidamente nele, desista e procure outro. Imóvel é o que não falta!

Pesquise o histórico da incorporadora e da construtora
Incorporadora é a empresa que fecha negócios, construtora é a que coloca a mão na massa (corrida). Pesquise na internet se há reclamações sobre elas, se elas têm histórico de atraso de obras, tudo que puder. Se as reclamações forem muitas, é melhor desconfiar e, provavelmente, não fechar com elas.

Cheque todos os itens e as letras miúdas do contrato

Seu contrato deve ter alguns dados fundamentais, que listamos:

  • Prazo máximo de entrega;
  • Tolerância de atraso;
  • Procedimentos caso você desista da compra antes da entrega do imóvel;
  • Procedimentos caso a construtora e/ou a incorporadora passar por algum perrengue;
  • Multas para as empresas em caso de descumprimento das cláusulas;
  • Garantia de encanamento e fiação elétrica após a entrega do imóvel.

Isso já lhe deixará mais segura para fechar a compra, porque terá no que se apoiar em caso de problemas.

Se faltar alguma destas informações, o conselho é que você converse com quem estiver intermediando a venda de sua unidade. E, caso você não sinta firmeza, é melhor não comprar.

Fonte: M de Mulher
Jornalismo Portal Panorama

Share this content:

Redação Portal PaNoRaMa

O Portal PaNoRaMa um dos pioneiros na área de cobertura de eventos e notícias de Jataí - Goiás, lançando uma forma única de trabalho e divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.