Infecção de urina: você conhece os sintomas?

Infecção de urina: você conhece os sintomas?

A ardência ao urinar é o sintoma mais característico quando se tem infecção de urina. Porém, muita gente desconhece o fato que nem sempre a dor ao urinar está presente quando se tem este problema,  o que muitas vezes gera um diagnóstico tardio.

Por isso, é importante conhecer mais sobre a infecção de urina, seus sintomas e causas para que seja tratada em tempo hábil e evite outras complicações. Além disso, este é um problema mais comum em mulheres já que elas têm a uretra bem menor que a dos homens, o que facilita a entrada de bactérias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como o próprio nome fala, este é um processo infeccioso provocado pelo crescimento de bactérias no trato urinário e que pode acometer tanto o rim como o ureter, bexiga ou uretra, sendo mais comum no sistema inferior, o qual é composto pelos dois últimos. Dessa maneira, quando ela atinge a bexiga é chamada de cistite, quando afeta a uretra, é denominada uretrite e já nos rins, recebe o nome de pielonefrite. Lembrando que geralmente a infecção no rim e ureter ocorre em casos não tratados de início e também em pacientes com diabetes e imunodeprimidos.

Além do sintoma mais característico da infecção de urina que é a ardência ao fazer xixi, existem outros comuns, como a urgência e incontinência urinárias, sangue na urina, dor no baixo ventre e perto do púbis, mal estar e falta de apetite. Já quando a infecção atinge outras partes do trato urinário é comum ocorrer febre, dor nas costas e fraqueza muscular.

Entretanto, ressaltam os especialistas, a pessoa não precisa apresentar todos estes sintomas, sendo que apenas um deles pode ser indicativo de infecção urinária. Por isso, é importante realizar o diagnóstico do problema por meio de exames de urina e de sangue, sendo que as alterações mais comuns são o aumento de creatinina e de leucócitos, devendo sempre ser analisados por um médico, o qual receitará o tratamento correto.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Share this content:

Rosana de Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.