15 de dezembro de 2024
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De acordo com especialistas, a verificação da pressão dos pneus deve ser feita a cada 15 dias, mas o ideal é calibrá-los toda semana e de preferência quando os mesmos ainda estão frios, ou seja, quanto mais próximo da sua casa, melhor será.

A calibragem dos pneus do carro leva em consideração o modelo, quantidade de carga, aro da roda e outros requisitos que são recomendados exclusivamente pelo fabricante do veículo. É um procedimento muito importante relacionado à segurança do condutor e passageiro na hora de dirigir e também à vida útil de diversos componentes, além de aumentar o consumo de combustível do veículo quando realizado de forma incorreta.

De acordo com especialistas, a verificação da pressão dos pneus deve ser feita a cada 15 dias, mas o ideal é calibrá-los toda semana e de preferência quando os mesmos ainda estão frios, ou seja, quanto mais próximo da sua casa, melhor será.

Por isso, é importante ressaltar quais são os problemas causados pela falta de pressão dos pneus ou excesso.

Falta de pressão:

1 – Carro mais suscetível à aquaplanagem: quando o pneu está mais vazio, sua área de contato com o solo aumenta e, ao entrar em um piso molhado, ele empurra a água para frente. Isso gera um acúmulo de água à frente do veículo, situação propícia à aquaplanagem;

2 – Pneu com danos por impacto: com pressão reduzida, os pneus ficam mais suscetíveis a danos laterais em casos de impactos, como queda em buraco e choque com meio fio. Isso pode causar bolhas na lateral do pneu que podem estourar, comprometendo-o totalmente;

3 – SUV pode capotar: por terem o centro de gravidade mais alto que outros veículos, SUVs são mais propícios a capotar. Essa situação piora ainda mais com a calibragem inferior à recomendada. Isso porque, os pneus deste tipo de veículo tendem a ser maiores e com paredes grandes nas laterais e, caso estiverem murchos, as laterais baixam e a área de contato do pneu com o solo aumenta. Com isso, o veículo não “jogará” a traseira durante uma curva, podendo derivar demais e capotar, mesmo com controle de estabilidade. Ressalta-se porém, que este efeito pode ser ao contrário, de acordo com a construção lateral dos pneus, que pode variar, ou seja, com pneu tocando menos no solo;

Excesso de pressão:

1 – Picape sem estabilidade no eixo traseiro: o excesso de pressão dos pneus é prejudicial a todo tipo de carroceria, entretanto, as picapes, por conta de suas características próprias tendem a ficar mais instáveis no eixo traseiro quando os pneus estão com calibragem acima do normal e elas estão sem carga. Por isso, ao colocar carga em sua carroceria, a pressão deve ser aumentada de acordo com os padrões estabelecidos pela montadora. Ao esvaziá-la, a pressão deve ser reduzida ao normal estipulado.

2 – Frenagem prejudicada: quando há excesso de pressão na calibragem, a lateral do pneu se levanta e a área de contato do pneu com o solo diminui. Isso pode fazer com que aumente o espaço da frenagem do veículo. Porém, este quesito envolve também o peso do carro, dimensão do pneu, sistema de frenagem e alguns outros, dependendo de cada caso.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

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