Algumas pessoas possuem uma habilidade muito forte de aprender outras línguas e outras sentem dificuldade ou não tem motivação o suficiente para buscar aprender, seja sozinho ou mesmo em um curso de línguas.
Quando se está aprendendo um idioma a comunicação com nativos do idioma em aprendizagem tem um papel importante, mas estudar sozinho também é vital. É necessário um tempo dedicado a aprender e entender a gramática e o vocabulário antes deles serem praticados no mundo real. Sendo assim, uma das principais formas de estudar um idioma sozinho de forma eficiente é fazendo uma redefinição do seu tempo.
Veja a seguir, algumas dicas fundamentais para aprender eficientemente um idioma de forma independente aproveitando melhor o seu tempo:
Tenha um plano
Tenha separado um pouco de tempo todos os dias para aprender, mesmo que sejam apenas 10 minutos pela manhã, 10 minutos pela tarde e 10 minutos antes de ir para a cama. No começo pode ser algo um tanto entediante, já que sempre existem aqueles momentos de querer pular direto para a parte de aprender a falar o idioma de fato. Porém, o processo de aprendizagem completo e por partes é necessário, e muito mais tempo será poupado se houver um planejamento, anotações dos progressos e as possíveis recompensas no caminho à frente.
Organize seu tempo
Geralmente a maioria das pessoas não se dão conta de que na verdade tem muito mais tempo livre do que pensam. E algumas até dizem coisas como: “Eu já estou tão ocupado, como eu posso ter tempo para aprender?” Mas mesmo nas agendas mais cheias existe uma fresta de tempo que pode ser usada para se expor ao idioma que se está aprendendo. Não é necessário passar 6 horas por dia decorando livros de gramática sob a luz fria da escrivaninha. A intensidade do aprendizado pode ir e vir. O necessário é fazer as coisas de forma flexível, analisando o tempo realmente disponível na agenda e se organizar de acordo com a própria jornada linguística.
Mantenha regularidade
Certifique-se de manter alguma hora do dia para aprender o idioma. Isso é realmente importante – não só fazendo progresso todos os dias, e tendo o senso de missão cumprida, mas essa também é uma forma de memorizar o que foi aprendido. Se aprender 10 novas palavras na segunda-feira, revise-as na terça por alguns minutos, depois aprenda mais 10 outras palavras e revise-as na quarta-feira… devagar e sempre, a informação acaba ficando gravada na cabeça, e um sentimento muito mais confortável será produzido na hora de usá-las. Não deixe essa rotina acabar! Mesmo que seja apenas uma lição online no café da manhã, ou um podcast a caminho do trabalho, manter e sustentar uma conexão com a língua é vital.
Torne divertido aprender
Variedade é o segredo da vida. A forma de receber uma informação na própria língua nativa não se limita, então por que limitá-la em outra língua? Mergulhe no diverso mundo da língua a ser aprendida: assista aos seus esportes favoritos com comentários no idioma que está aprendendo, ouça músicas, podcasts ou livros em áudio; assista a filmes estrangeiros com legendas no idioma; navegue pela web na língua… qualquer coisa a ser feita no seu idioma pode ser feita na outra língua também.
Não importa caso não entenda as coisas imediatamente. Depois de algumas semanas complementando os estudos com as atividades acima, seus ouvidos estarão mais antenados, e algumas das coisas que você ouvir vão começar a fazer mais sentido.
Experimente e tente fazer memorizar
Não faz sentido aprender uma língua se não for usá-la. É necessário que se encontre um jeito de praticar o idioma porque, caso não pratique, o objetivo de aprender está sendo morto. Mesmo que esteja apenas falando com si mesmo, é melhor do que nunca falar nada. Vá em frente, cometa erros – não importa, porque no final das contas o importante é usar o que você está aprendendo. Esse é o melhor jeito de memorizar a informação e se sentir confortável falando. Não tem sentido ter a língua apenas na sua cabeça. Ao colocar em prática o que foi aprendido, diferentes técnicas estão sendo usadas ao mesmo tempo: fala, audição, ter na mesma hora um comentário de volta (que geralmente é positivo), e uma imersão na língua e na cultura. É fundamental sair da zona de conforto para ter recompensas.
Mantenha o foco
É importante sempre estar relembrando o plano proposto inicialmente e os objetivos que foram estabelecidos. Por que você está aprendendo um novo idioma de novo? Ah, sim, claro, porque você é fantástico. Mas, ainda é necessário praticar isso como qualquer outra coisa, como esportes, música, um hobby ou uma nova carreira. Ao investir tempo nisso, ótimos resultados são gerados. Quanto mais você acreditar em você mesmo, mais fácil vai ser manter o foco. É brilhante: uma vez que você alcançar o seu objetivo você vai ser capaz de falar outra língua é tudo vai fazer sentido. Não vai ser sempre fácil, mas existe um objetivo importante a ser alcançado, então é necessário simplesmente ir atrás dele!
Utilize um sistema de recompensas
Talvez pareça um pouco indulgente, mas é merecedor! Ao conseguir seguir o seu plano, trabalhar em direção ao último objetivo, não tem nada de errado em dar “um tapinha” nas próprias costas de vez em quando. É necessário trabalhar duro e se comprometer, então para manter o foco, também é permitido festejar a conquista dos objetivos alcançados em curto prazo e se presentear com coisas ligadas ao idioma. Se você conquistou essas habilidades linguísticas, porque então não aproveitar-se delas?
Nayara Borges
Jornalismo Site Panorama