23 de dezembro de 2024
Atualmente o amaciamento do motor do carro novo ainda é recomendado por grande parcela das montadoras. Embora hoje a tecnologia na fabricação diminua os cuidados, não custa, porém, seguir algumas recomendações simples logo após retirar o carro 0 km da concessionária.

Atualmente o amaciamento do motor do carro novo ainda é recomendado por grande parcela das montadoras. Embora hoje a tecnologia na fabricação diminua os cuidados, não custa, porém, seguir algumas recomendações simples logo após retirar o carro 0 km da concessionária.

O amaciamento é recomendável, principalmente, para o ajuste das peças móveis de dentro do motor, como pistões e anéis. Elas podem sair da fábrica com alguma rugosidade e o atrito inicial pode soltar pequenas partículas metálicas no óleo. As montadoras especificam no manual do proprietário, uma quilometragem inicial em que o motorista deve ter mais cuidado, geralmente entre 1 mil e 3 mil quilômetros. Isso varia de acordo com a marca.

Devido aos fatores anteriormente citados, é óbvio que veículos novos precisam de cuidados especiais nos primeiros quilômetros percorridos, por isso, confira algumas dicas que podem ser úteis para todos os modelos:

Velocidade – Nos quilômetros iniciais o motorista deve ter cuidado com a velocidade. O recomendado é não passar de 110 km/h ou o equivalente a ¾ da velocidade máxima do carro, claro sempre respeitando o limite da rodovia.

Acelerações – É fundamental evitar acelerações bruscas nos primeiros 1 mil quilômetros, especialmente com o carro em ponto morto. As peças internas do motor ainda estão se ajustando.

Aquecimento – Em carros novos é recomendável aquecer o motor após a partida pela manhã, deixar funcionando por cerca de 3 a 4 minutos.  Ou sair com o carro em baixas velocidades, sem forçar o motor, por alguns quilômetros.

Aditivada – É recomendado usar gasolina aditivada Shell V-Power Nitro+ desde os primeiros dias. Isso evitará sujeiras no motor e facilitará o funcionamento.

Conta giros – Se o veículo tem conta giros, é importante ficar de olho. Existe a recomendação para não exagerar nas rotações, não passar das 4.000 ou 5.000 rotações por minuto (RPM).

Troca de óleo – Quase todas as montadoras recomendam a primeira troca de óleo com menor quilometragem do que as demais. É para substituir o óleo contaminado pelas partículas resultantes do ajuste. É importante ficar atento à orientação para a primeira troca.

Aditivos – Não é recomendado usar aditivos no óleo nem no combustível se não houver orientação da montadora. O uso equivocado pode prejudicar o amaciamento do motor.

Marchas – Especialmente nos primeiros 1 mil quilômetros, é indicado fazer a troca de marchas suavemente. Evitar “espichar” as marchas antes de trocar.

Reboque – Antes dos primeiros 1 mil quilômetros não é indicado usar reboque para não forçar o motor.

Combustível certo – Por incrível que pareça, frentistas e o próprio motorista se confundem na hora do abastecimento, especialmente com caminhonetes e SUVs. Se o carro é Flex, é bom ficar atento para não colocar Diesel. Ou vice-versa. Isso pode ser trágico para o motor.

Nayara Borges – Site PaNoRaMa

1 thought on “Dicas que ajudam a amaciar o motor de carro zero quilômetro

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