O verão chegou e, apesar do frio marcando os primeiros dias do ano em algumas regiões brasileiras, o calor deve ficar mais intenso a partir da segunda quinzena do ano. Tradicionalmente, é uma época propícia para o uso de ventilador e ar-condicionado. O problema é que aparelhos que ficaram um tempo sem uso podem acumular muito mais do que poeira.
O risco envolvendo a saúde dos usuários é real. “Quando se usa um aparelho do tipo que esteja sujo, todas as partículas alergênicas de sujeira do ambiente passam a circular, também podendo desencadear crises de alergia respiratória”, afirma Bárbara Gonçalves da Silva, consultora médica em alergia.
Os efeitos tendem a ser mais sentidos por quem tem histórico de problemas como:
- asma
rinite - sinusite
Falhas também podem ocorrer
Nos ventiladores, o acúmulo de pó pode fazer com que o motor tenha que fazer um esforço adicional para girar as pás.
Isso também ocorre na parte do ar-condicionado que é responsável por soprar o ar, mas com um agravante: na parte responsável por resfriar o ar, se há uma película de poeira, ela acaba perdendo eficiência.
Em ambos os aparelhos – especialmente no ar-condicionado – a sujeira pode causar outro problema: fazer eles consumirem mais energia elétrica.
Como fazer a limpeza adequada
Ventiladores
Boa parte desses aparelhos tem a tela de proteção destacável – aquela que serve para evitar o contato com as pás quando ele está em funcionamento e, assim, prevenir acidentes.
O melhor a se fazer é tirar essa tela e, com um pano úmido, limpar os vãos para remover a sujeira. Se elas forem de plástico, podem, inclusive, ser lavadas e reinstaladas após secarem
As pás devem ser limpas também com pano úmido, com cuidado para evitar que líquido escorra para dentro do motor.
Não ligue o aparelho até ter certeza de que todas as partes estão secas. E, na hora de guardar, o ideal é colocar o ventilador em um saco plástico, evitando que haja acúmulo de sujeira nas partes internas e externas.
Ar-condicionado
A limpeza é mais complicada. O que se pode fazer é garantir que a parte responsável pela saída de ar resfriado esteja sempre limpa.
Ao menos uma vez por ano, é recomendado que se contrate empresas especializadas para fazer a limpeza interna do aparelho, o que costuma envolver desmontagem, troca de filtros e outros tipos de manutenção.
Por Rodrigo Lara
Foto: iStock
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br