O Decreto 3.754, publicado em 10 de junho de 2020, que altera o Decreto nº. 3.744, de 28 de maio de 2020, gerou revolta em muitos comerciantes no município de Jataí. Logo após a publicação do documento alguns comerciantes se reuniram na porta da Prefeitura Municipal em protesto.
Muitos reclamam do fechamento durante o feriado de Corpus Christi, por acreditar que teriam grande movimentação devido à comemoração dos dia dos Namorados e ao feriado em si. Outros consideram absurda a proibição da venda de bebidas alcoólicas. A maioria dos comerciantes presentes no ato eram da área de bares e restaurantes.
A empresária Débora Adamis, dona de um restaurante, informou que fez estoque de bebidas e alimentos para atender as demandas do feriadão e com o fechamento não terá como arcar com os compromissos financeiros. A comerciante destacou ainda a dificuldade de manter os funcionários.
Já o comerciante Deusander Rodrigues de Lima, afirmou que vem acumulando dívidas por ficar tanto tempo sem trabalhar e teve que dispensar funcionários. Para muitos dos comerciantes presentes no protesto, falta isonomia nas decisões em relação ao comércio.
Em suas redes sociais o prefeito Vinícius Luz, destacou a validade de qualquer tipo de manifestação e afirmou que está atento às demandas dos comerciantes, mas que nesse momento é necessário atender as determinações do Ministério Público quanto à flexibilização das atividades comerciais e a promoção da saúde pública.
Por Estael Lima
Foto capa: Vânia Santana / Portal Panorama
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br