Reitoria da UFJ divulga ações da instituição durante pandemia

Durante transmissão ao vivo, no canal da instituição no Instagram, o reitor pró-tempore da Universidade Federal de Jataí (UFJ), Américo Nunes da Silveira Neto, a vice-reitora, Giulena Rosa Leite e a Pró-reitora de Extensão e Cultura, Ludmila Grego Maia, falaram sobre as ações que a UFJ tem realizado ao longo da pandemia.
O reitor pró-tempore da UFJ, professor Américo Nunes, informou que a comunidade institucional está em quarentena, pois a gestão preza pela segurança de todos os seus membros e que o retorno das atividades se dará de forma gradual e segura, seguindo todas as orientações dos decretos estaduais e municipais e da Organização Mundial de Saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Américo Nunes informou ainda que a UFJ não está ofertando aulas on-line para seus alunos por acreditar que o acesso às aulas deva ser promovido de forma que todos tenham acesso de forma igualitária, o que atualmente não é possível. Além disso, o reitor informou que assim que possível será discutida com a comunidade acadêmica a questão da retomada das aulas e a adequação do calendário acadêmico, destacando que o semestre está suspenso e não cancelado.
A vice-reitora Giulena Rosa Leite apresentou os vários projetos que têm sido realizados durante a pandemia. A professora destacou, por exemplo, o curso de intubação ofertado pelo curso de Medicina aos médicos e enfermeiros da rede de saúde e as ações do Programa Educação Tutorial em Saúde na arrecadação de alimentos para alunos e servidores terceirizados em situação de vulnerabilidade.
Projetos como o Centro de Atendimento Humanizado sobre o covid-19, conduzido pelo curso de Medicina; a produção de vídeos de esclarecimentos sobre a pandemia em Libras, pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFJ e o curso de Letras; o Atendimento Psicológico Emergencial para profissionais da Saúde, da área de psicologia; a produção de máscaras para profissionais de saúde, pelo JataíTech; a vacinação da população contra a influenza; o Observatório do covid-19, conduzido por profissionais da Ciências da Computação; e a produção de antissépticos, pelo curso de Química, foram destacados pela instituição.
A transmissão ao vivo partiu de proposta do projeto “ Extensão em tempos de isolamento: caminhos dos saberes”, conduzido pela professora Tatiana Franca Rodrigues Zanirato, do curso de letras. O projeto segue com várias palestras agendadas e a programação pode ser vista nos canais oficiais da UFJ.
Por Estael Lima
Foto capa: Vania Santana
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br
Share this content: