Na noite desta quarta-feira, 11 de março, aconteceu, no Auditório do SESC Jataí, a abertura da IV Semana de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher. O evento contou com a presença de diversas autoridades do município e do estado e com palestrantes que surpreenderam o público presente com a abordagem dos temas pertinentes ao enfrentamento desse tipo de violência.
A Semana de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher foi criada em 2017 e agrega diversas instituições, entidades, empresas e pessoas com o objetivo de promover discussões sobre as questões relacionadas à violência contra a mulher, o empoderamento feminino, segurança e saúde públicas.
A atividade de abertura se iniciou com a apresentação da banda de música do Colégio da Polícia Militar Nestório Ribeiro e teve sequência com as falas da coordenadora geral do evento e vice-prefeita de Jataí, Simone Oliveira Gomes, que destacou a importância da união de forças para a redução da violência doméstica e familiar. Na sequência, a juíza Sabrina Rampazzo, do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, destacou o volume de casos desse tipo de violência em Jataí e reforçou a importância da identificação dos vários tipos de violência contra a mulher.
Destacamos ainda os importantes momentos do lançamento do selo “Empresa Amiga da Mulher” – proposta da Associação Comercial e Industrial de Jataí (ACIJ) para contribuir com o empoderamento de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar; e da assinatura do ‘Pacto Goiano pelo Fim da Violência Contra a Mulher’, com a presença da Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de Goiás, Lúcia Vânia – acordo que prevê várias ações conjuntas a serem desenvolvidas por órgãos da administração pública estadual, Justiça, Ministério Público e sociedade civil com o objetivo de combater a violência doméstica contra a mulher e diminuir os índices de feminicídio no Estado.
Em seu pronunciamento o prefeito de Jataí, Vinícius Luz, destacou o fato de que Jataí já tem cumprido vários dos compromissos previstos pelo Pacto, desde 2017, graças às ações realizadas a partir da Semana de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher e da união da sociedade em prol da causa.
Estiveram presentes ainda na cerimônia: a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Layla Oliveira Gomes; a deputada estadual, Leda Borges; a Secretária Municipal de Cultura, Mariana Silveira; o promotor de justiça, Paulo Brondi; a vice-reitora da Universidade Federal de Jataí, Giulena Leite; a vereadora, Maria Aparecida; o presidente da OAB Jataí, Antônio Carlos Barbosa; e ainda outros vereadores, secretários municipais, representantes da OAB Goiás, de instituições como o IFG, UNA, entre diversas outras autoridades.
A promotora de justiça do estado de São Paulo, Fabíola Sucasas, tratou da sua experiência no enfrentamento da violência doméstica e familiar e apresentou diversas ações realizadas em São Paulo com esse objetivo. A promotora destacou ainda a importância do debate sobre as questões de gênero e a mudança cultural necessária para a redução dos índices.
A noite foi encerrada com as palavras da advogada e influenciadora Wanessa Cruvinel, que falou sobre a importância da autoestima para o combate a quaisquer formas de opressão e violência.
Confira a sequência da programação da semana:
Atividade | Data e horário | Local |
Blitz nos bares | 13 de março 19h | Diversos ambientes |
4º Encontro de Empoderamento Feminino | 15 de março 7h às 17h | Thermas Jatahy |
Workshop: “A importância da gestão no empreendedorismo feminino” – SEBRAE | 17 de março 14h às 18h | Instituto Federal de Goiás – Unidade Riachuelo |
Feira Cultural | 28 de março 8h às 17h | Universidade Federal de Jataí – Câmpus Riachuelo |
Por Estael Lima
Fotos: Ygor Ferreira Farias
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br