Síndrome do fim de ano: entenda por que a “dezembrite”

Síndrome do fim de ano: entenda por que a “dezembrite”

Para muitos, o fim do ano representa um período de celebração, renovação e expectativas para o início de um novo ciclo. No entanto, para uma parcela significativa da população, essa época também traz aumento de estresse, desgaste físico e mental e uma sensação persistente de desânimo. Entre os principais fatores estão a pressão para comprar presentes, organizar celebrações e equilibrar os gastos. Diante desse cenário, surge o que muitos chamam de dezembrite.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Gov de Goiás

De acordo com especialistas, esse comportamento é conhecido como dezembrite ou síndrome do fim de ano. O período desperta preocupação entre profissionais de saúde por registrar crescimento na busca por atendimento psicológico. Estimativas da International Stress Management Association (ISMA) apontam que, em dezembro, os níveis de tensão são superiores aos observados nos demais meses. Entre 678 pessoas entrevistadas, com idades entre 25 e 55 anos, 75% relataram maior irritabilidade, 70% aumento da ansiedade, 80% tensão corporal e 38% dificuldades para dormir.

Além do desgaste emocional, o fim do ano também traz reflexões e cobranças internas. Uma pesquisa da American Heart Association revela que 79% das pessoas ficam tão concentradas em criar momentos especiais para familiares e amigos que acabam negligenciando o próprio bem-estar. O levantamento indica ainda que 71% se arrependem, anualmente, por não reservarem tempo para relaxar e aproveitar o período festivo.

A dezembrite, segundo especialistas, é um fenômeno comum, porém, merece atenção. Reconhecer os sinais e buscar equilíbrio durante as festas pode ajudar a reduzir o impacto emocional dessa fase marcada por expectativas, compromissos e pressões sociais.

Share this content:

Gessica Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.