Veja em vídeo os detalhes da primeira captação de órgãos no Hospital Estadual de Jataí

A cidade de Jataí segue repercutindo o feito histórico registrado no último sábado (6), quando o Hospital Estadual Dr. Serafim de Carvalho realizou a primeira captação de órgãos de sua história. O procedimento resultou no encaminhamento de seis órgãos para transplante, transportados ainda na noite de sábado a centros de referência.
Nesta segunda-feira (08), a Agir – Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde, entidade responsável pela administração do hospital, publicou um vídeo com depoimentos de profissionais que participaram diretamente do processo. O material trouxe novos detalhes sobre a realização do procedimento e destacou o gesto de solidariedade da família do paciente, que autorizou a doação mesmo em um momento de dor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O diretor técnico assistencial do hospital, Pedro Vinícius Leite, reforçou a importância do marco: “Foi realizada a primeira captação de órgãos na unidade, um marco histórico para o hospital e para toda a nossa região. Esse procedimento só foi possível, primeiramente, graças à família do paciente, que autorizou a doação num ato de amor e solidariedade. Em segundo lugar, ao empenho da nossa equipe médica e multiprofissional, que esteve engajada e preparada para conduzir todo o processo de forma segura e eficaz.”
A gerente da Central de Transplantes de Goiás, Katiuscia Freitas, também destacou a relevância do momento: “Estamos vivendo um momento histórico, que só acontece graças ao ‘sim’ de uma família generosa, que, mesmo em meio à dor, autorizou a doação para salvar outras vidas. Também é fruto do trabalho do hospital, da equipe multiprofissional e da Comissão Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos, que acolheu essa família, se preparou e estruturou todo o processo. Hoje recebemos equipes de Goiás e de São Paulo para realizar a captação e possibilitar que pacientes que aguardam na lista de transplantes tenham uma nova chance.”
Já o cirurgião vascular Ronaldo Honorato Barros dos Santos ressaltou o simbolismo do momento, ocorrido no início do Setembro Verde, campanha nacional de incentivo à doação de órgãos: “Começamos o Setembro Verde com o pé direito. Esperamos que este gesto inspire e se multiplique por todo o Brasil, tocando outras pessoas. Apesar da dor da perda, essa família teve a grandeza de pensar no próximo, demonstrando bondade e amor. Nosso time estava preparado, e agradecemos tanto à família quanto ao Hospital Estadual de Jataí pela estrutura e pelo trabalho de todos os profissionais envolvidos, desde o cuidado ao doador — que infelizmente evoluiu para a morte encefálica — até a manutenção das condições ideais que possibilitaram a captação do coração, um órgão extremamente sensível.”
O vídeo divulgado pela Agir reforça a dimensão histórica da primeira captação de órgãos em Jataí e mostra como a união entre família, hospital, equipes médicas e Central de Transplantes tornou possível um ato de solidariedade que vai salvar vidas em todo o país.
Share this content: