O Projeto Capoeira Abelha Rainha foi idealizado pela capoeirista graduada Felina e desenvolvido em parceria com a graduada “Cheetara”, ambas pertencentes ao Grupo Abadá de Capoeira, coordenado pelo professor Cocá.
Desenvolvido por mulheres e para mulheres, o projeto tem por objetivo principal levar a cultura da capoeira para mulheres, em um trabalho exclusivo, que apresenta a capoeira como instrumento e espaço de luta pela igualdade.
A participação no grupo permite que as mulheres tenham acesso à capoeira, compartilhem experiências, aprendam a tocar e cantar, pratiquem uma atividade física completa e se identifiquem com a expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música.
Segundo Felina, a Capoeira é uma arte, luta e filosofia de vida que trabalha com inclusão social. E pode se configurar como importante espaço de luta pela igualdade de gênero. “Na roda da capoeira se revelam os mesmos desafios que as mulheres enfrentam em outros espaços da sociedade, estima-se que apenas 35% dos praticantes de capoeira são mulheres”, afirma a graduada.
Historicamente a presença feminina na capoeira esteve ligada às funções tradicionalmente femininas: desde o papel de espectadoras e acompanhantes dos acompanhantes homens, da venda de alimentos no entorno das rodas e a organização das atividades.
“A presença de mulheres na roda de capoeira garante que esse espaço seja cada vez mais espaço democrático. Na roda a diversidade e a convivência harmoniosa entre os diferentes são exemplos de tolerância e convívio social nesse mundo tão cheio de preconceitos e discriminações. A tolerância é um dos ensinamentos mais importantes que a capoeira oferece às sociedades contemporâneas”, destaca a graduada Felina.
O Projeto Abelha Rainha convida mulheres jataienses para conhecer, participar e contribuir com o projeto. Não há restrição de idade para participação e o projeto não tem fins lucrativos.
Para mais informações entre em contato:
- Graduada Felina: (64) 9 9307-1695
- Graduada Cheetara: (64) 9 8434-2204
Por Estael Lima
Foto capa: Projeto Abelha Rainha
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br