Tempo vira em Jataí e entra em alerta para ventos fortes nesta quarta

Tempo vira em Jataí e entra em alerta para ventos fortes nesta quarta
Goiânia deve ter chuvas isoladas até o domingo de eleições, no dia 2 de outubro. Foto: Diomício Gomes

Nesta quarta-feira (28), Jataí deve registrar calor e tempo instável, de acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Além disso, a combinação entre altas temperaturas e umidade favorece a formação de nuvens carregadas. Por isso, há chance de pancadas de chuva, principalmente à tarde e à noite.

A temperatura mínima prevista é de 19 °C. Já a máxima pode chegar a 31 °C. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 95%. Assim, o dia tende a ser abafado, sem previsão de frio intenso.

⚠️ Risco de tempestades

Jataí está entre os 57 municípios goianos com risco potencial para tempestades. Segundo o Cimehgo, as chuvas podem atingir entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 40 milímetros ao dia. Além disso, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h e descargas elétricas.

Dessa forma, a orientação é para que moradores acompanhem os alertas meteorológicos. Caso ocorram tempestades, os impactos podem ser pontuais, mas exigem atenção.

🌍 Situação em outras cidades de Goiás

No Sudoeste Goiano, cidades como Rio Verde, Mineiros, Morrinhos e Santa Helena também devem registrar sol entre nuvens e pancadas de chuva isoladas. Enquanto isso, as temperaturas máximas ficam entre 29 °C e 32 °C.

Em Goiânia, Anápolis, Catalão, Itumbiara, Luziânia e Formosa, o cenário é semelhante. Ou seja, o calor predomina, mas há chance de chuva rápida e localizada. Por outro lado, não há indicação de queda brusca nas temperaturas.

Nas regiões Norte e Oeste do estado, os termômetros podem chegar a 35 °C. Assim, o calor segue como principal característica do dia em Goiás.

🔥 Risco de incêndios segue baixo

Apesar das altas temperaturas, o Cimehgo informa que não há municípios em condição crítica para incêndios florestais ou urbanos. Atualmente, Jataí e outras regiões registram cerca de dois dias sem chuva. Mesmo assim, o cenário ainda não configura risco elevado.

Além disso, nenhuma cidade apresenta o chamado “Fator 30-30-30”, que combina calor extremo, baixa umidade e ventos fortes.

🌊 Monitoramento dos rios

Os principais rios de Goiás apresentam níveis dentro da normalidade, em razão das chuvas recentes. Por exemplo, o Rio Meia Ponte segue elevado na região de Goiânia. Já o Rio Araguaia mostra recuperação significativa no Norte do estado.

Na região Sudoeste, o Rio Verde permanece próximo ao limite inferior da normalidade. No entanto, não há sinais de situação crítica neste momento.

Por Gessica Vieira
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Gessica Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.