Embora praticar exercícios e manter uma dieta saudável sejam estratégias reconhecidas que contribuem para melhorar o estado de ânimo, elas não são as únicas ferramentas disponíveis para alcançar esse resultado.
O jornalista e médico Michael Mosley, compartilha em seu programa de rádio, algumas outras ações que podemos fazer para uma vida mais satisfatória. Aqui estão algumas de suas recomendações para melhorar o humor.
1. Pegue sol
Exposição ao sol melhora o ânimo ao aumentar a liberação de serotonina, hormônio que ajuda você a ficar calmo e manter o foco. Um estudo mostrou que a liberação de serotonina está diretamente ligada à duração do luz do sol – independentemente da estação do ano ou da temperatura local.
A exposição à luz do sol também pode estimular as células da pele a produzir endorfinas, o que aumenta ainda mais o efeito benéfico sobre o estado de espírito.
2. Escreva
Se você anda com muitas preocupações, ficará surpreso ao descobrir que colocá-las no papel pode ser uma maneira eficaz de superá-las.
Ao dedicar apenas 15 minutos à prática conhecida como “escrita expressiva”, é possível reduzir pensamentos negativos e o estresse, aprimorar o humor, o sono, o sistema imunológico e até mesmo a memória. Os benefícios podem começar a ser percebidos em apenas uma semana.
O professor James Pennebaker, renomado psicólogo social que conduziu diversos estudos sobre o tema, destaca: “Uma razão pela qual essa abordagem pode ser tão impactante é que, ao escrever, você externaliza essas experiências perturbadoras da mente, possibilitando uma conexão mais efetiva com outras pessoas”.
3. Respire fundo
É a coisa mais natural do mundo, mas respirar faz mais do que apenas fornecer oxigênio ao cérebro e ao corpo.
Entre outras coisas, pode alterar o batimento cardíaco, baixar a pressão sanguínea, reduzir os níveis de estresse e combater a ansiedade.
Quando você está estressado, os níveis de uma substância chamada noradrenalina no cérebro aumentam demasiadamente, afetando a capacidade de concentração.
Mas respirando fundo – por exemplo, respirando após uma contagem até 4 e expirando após contar até 6 – ajuda a reiniciar o cérebro e a quebrar o círculo vicioso de pensamentos de pânico, ajudando a manter a sensação de controle sobre mente e corpo.
4. Afaste-se do seu telefone
Provavelmente você sabe que o uso excessivo do telefone celular pode ser prejudicial para sua saúde mental, sono e produtividade.
Claro, é difícil deixar de usar desse dispositivo, pois frequentemente precisamos de muitas das funções que ele oferece. A boa notícia é que não é necessário parar de usá-lo abruptamente para fazer uma mudança.
Um estudo realizado na Alemanha mostrou que as pessoas que reduziram o uso do telefone em apenas uma hora por dia se sentiram menos ansiosas e mais satisfeitas com a vida. Se você pretende limitar a dependência do seu telefone, pesquisas sugerem que mantê-lo em um cômodo separado por um tempo pode trazer os melhores resultados.
5. Coloque plantas na sua casa
As plantas de interior não apenas contribuem para deixar um ambiente mais bonito, especialmente aqueles sem vistas, mas também melhoram a qualidade do ar e podem aprimorar o bem-estar, a memória e a produtividade.
Evidências anedóticas sugerem que as plantas podem auxiliar as pessoas a respirarem mais profundamente, proporcionando assim uma sensação de conforto e tranquilidade.
Uma pesquisa indicou que ao retirar as plantas de um escritório, os funcionários que ali trabalhavam relataram um aumento no estresse e redução na atenção e eficiência. Outro estudo descobriu que, quando funcionários eram capazes de ver plantas no trabalho, tinham um desempenho melhor em um teste específico de concentração em 19%.
6 . Cante
Pode ser que você aprecie cantar no chuveiro ou talvez com o rádio no carro, mas sabia que ao fazer isso também está liberando uma variedade de substâncias químicas que contribuem para os sentimentos de felicidade?
Exemplos incluem endorfina, dopamina, serotonina e oxitocina; além de endocanabinoides, compostos químicos que têm ações semelhantes às do componente ativo da planta de cannabis.
Consequentemente, cantar pode ter uma ampla gama de efeitos psicológicos significativos, ajudando a desenvolver a autoconfiança, reduzir a solidão e impactar positivamente nos níveis de ansiedade.
7. Aprenda uma nova habilidade
Pode parecer contraintuitivo adicionar mais itens à sua lista de tarefas pendentes quando você está estressado. No entanto, há evidências de que aprender algo novo pode ser uma das formas mais eficazes de reduzir o estresse e acalmar o corpo.
Quando você se concentra na tarefa em mãos, pode entrar em um estado conhecido como “fluxo”, em que você fica completamente imerso no momento. Isso acalma a parte frontal do seu cérebro, o que geralmente ajuda a analisar e questionar menos o seu próprio comportamento, diminuindo assim o julgamento das suas ações.
8. Expresse gratidão pelas coisas boas da vida
Isso pode até ter parecer antiquado, mas há uma base científica sólida por trás da afirmação de que cultivar o hábito de expressar gratidão não só fará você se sentir melhor, como também pode reconfigurar seu cérebro.
Em um estudo em que as pessoas foram instruídas a cultivar sentimentos de gratidão, os pesquisadores observaram uma maior ativação na região da córtex pré-frontal, associada à tomada de decisões e recompensa social.
Para experimentar os benefícios e começar a transformar seu padrão de pensamento de negativo para positivo, tente simplesmente pensar em três coisas pelas quais você é grato, seja uma gratidão geral ou interações positivas com os outros.
Por Michael Mosley
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7