Tempo seco: cidade de Goiás registra menor umidade do Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou que a cidade de Goiás, localizada na região noroeste do estado, registrou nesta terça-feira (12) umidade relativa do ar em 9%, considerada a mais baixa do Brasil neste ano.

Outras cidades brasileiras também registraram baixa umidade: Alto Araguaia no Mato Grosso em 11%; Uberlândia em Minas Gerais com 12% e Morrinhos, localizado na região sul de Goiás, em 13%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A meteorologista do Inmet Elizabete Alves informou que a tendência é que as temperaturas fiquem mais brandas no período da manhã, em torno de 17°C e 18°C, e o período da tarde começa a esquentar.

A previsão do Inmet é que o mês de setembro seja seco e quente, chegando ao extremo em termos de temperaturas altas e umidade mais baixa. “O retorno das chuvas é que traz o alívio, tanto a nível de temperatura quanto em termos de umidade”, afirma Elizabete.

Segundo o Inmet, a climatologia aponta que as chuvas retornam na segunda quinzena de outubro, com previsão de chuvas espaçadas. O esperado é que a regularidade das chuvas aconteça só em novembro.

Cuidados

De acordo com Elizabete Alves Ferreira, neste período, o recomendado é seguir as indicações médicas. O nível de atenção laranja, que é o que estamos agora, que é de 20% a 12% de umidade, é recomendado ter ainda mais atenção aos cuidados.

O recomendado é tomar muito líquido e usar o umidificador. Além de ter a umidade baixa, as temperaturas estão mais quentes no período da tarde, que é quando a menor umidade ocorre. Normalmente é das 14h às 16h. Então, evitar exercício físico nesse período e ter cuidado com a pele, os olhos e as narinas, por conta do ressecamento nesse período”, explica a meteorologista.

Por Catarina Lima
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Redação Portal PaNoRaMa

O Portal PaNoRaMa um dos pioneiros na área de cobertura de eventos e notícias de Jataí - Goiás, lançando uma forma única de trabalho e divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.