16 de dezembro de 2024
Como deixar os pelos dos pets mais brancos de forma segura

Foto: Getty Images

Os shampoos roxos viralizaram nas redes sociais como forma de garantir pelos mais brancos, mas é preciso ter cuidado com os produtos usados.

A hora do banho dos pets pode ser um momento de diversão ou uma trabalheira. Afinal, nem todos eles gostam de banhar. Mas um desafio certo para quem tem pets de pelos brancos é não deixar os fios amarelados. E viralizou no TikTok um shampoo roxo que deixa os pelos brancos e até dá um tom arroxeado nos bichinhos. As imagens são fofas, mas você já se perguntou que tipo de produto é aquele?

Quer receber notícias no seu WhatsApp? Entre no grupo do Portal Panorama

É fácil confundir com os tradicionais desamareladores e matizadores usados por pessoas com cabelos loiros, mas usar esses produtos nos animais não é seguro. “Sempre que vamos avaliar se um shampoo é adequado para aquela espécie, precisamos saber de quais ingredientes são feitos e qual o pH daquele produto”, explica a médica veterinária integrativa Joana Barros, da clínica Gaia.

Ela explica também que o pH da pele de cães é ligeiramente ácido e o de gatos é neutro, mas o da pele de humanos adultos é mais ácido. Isso significa que os shampoos feitos para humanos não são adequados para usar nesses bichinhos e podem causar problemas como dermatites, com exceção dos específicos para bebês.

“Quanto menos ingredientes melhor, como os glicerinados. Procure shampoos sem parabenos e com baixo sulfato. Visto que esses químicos podem influenciar na cadeia hormonal dos pets (e nossa também) ao longo do tempo”, pontua.

Branquinho igual neve

Embora os matizadores feitos para humanos não sejam adequados aos pets, existem no mercado alguns produtos criados diretamente para eles. Mas é preciso ter cuidado.

“Na teoria, os shampoos pet tem pH específico para as espécies, portanto não causarão danos. Mas a fiscalização e controle de produtos pets não são tão rígidos como deveriam ser e é difícil saber exatamente a composição de cada produto. Eu indico buscar alternativas mais naturais”, recomenda.

Joana Barros destaca também que os shampoos roxos costumam ter violeta genciana, que pode ser usada em cães e gatos, mas é preciso se atentar à quantidade. O ideal é que ela não ultrapasse a concentração de 1% dentro da fórmula.

Cada bichinho é único

A médica veterinária alerta também para as especificidades de cada pet. De acordo com Joana, dentro da mesma raça vão existir animais mais sensíveis e é importante sempre testar os produtos na pele deles antes de usar. “Caso haja coceira, ressecamento da pele ou pelos opacos, indico trocar de produto.”

Além disso, ela lembra também que quando o assunto são gatos, é preciso ter cuidado com o número de banhos. Isso porque eles se limpam sozinhos quando se lambem, então banhos estéticos é para quando eles se sujarem de um jeito que não consigam se limpar.

Por Beatriz Queiroz
Foto: Getty Images
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?