Automóvel Top Panorama

5 dicas para contratar um seguro barato e de qualidade

O seguro automotivo é um item essencial para quem quer garantir tranquilidade e evitar dores de cabeça

O seguro automotivo é um item essencial para quem quer garantir tranquilidade e evitar dores de cabeça. O valor desse seguro, no entanto, pode variar muito e conseguir um preço bom nem sempre é fácil, sendo necessário levar alguns itens em consideração. Confira as dicas que separamos para conseguir um bom preço no seu seguro sem afetar a qualidade dele!

Corretor de seguros

Um profissional qualificado da área deve ter conhecimento dos dos trâmites das seguradoras. Essa intimidade com os procedimentos poderá fazer toda a diferença na hora de tirar suas dúvidas ou no caso de um sinistro, além de ser fundamental para indicar o seguro mais adequado para o seu perfil.

Perfil personalizado

Para sugerir um plano, o corretor precisa conhecer o seu perfil e os riscos envolvidos. Para isso, diversas perguntas serão feitas e você deve responder a elas com total honestidade.

Mentir para diminuir o valor do seguro é uma jogada arriscada, uma vez que em caso de sinistro você precisará da cobertura do seguro, que, caso encontre alguma irregularidade, poderá até mesmo deixar de cobrir total ou parcialmente os danos.

Caso a proposta do corretor seja feita com poucas perguntas, desconfie e procure a opinião de outro corretor para comparar.

Bônus de renovação

Se tudo correr bem durante a vigência da sua apólice, sem ocorrência de sinistro ou irregularidades, você poderá ser beneficiado na renovação do seu vínculo. A Classe de Bônus é progressiva, podendo alcançar até 50% do valor original.

Coberturas fundamentais

É importante saber quais coberturas você vai querer contratar, pois elas também afetam o preço do seguro. A cobertura compreensiva engloba danos relativos à colisão, incêndio, roubo e furto, sendo a mais importante e a mais procurada.

Já a cobertura relativa a terceiros é acionada quando você provoca um acidente. Ela cobre danos materiais e morais e, apesar de poder ser retirada, não é recomendável abrir mão dela.

Há, no entanto, alguns itens que são cobrados por fora dessas coberturas, dos quais é possível abrir mão, reduzindo, assim, o valor do seguro. O carro-reserva é um exemplo desse tipo de serviços.

Seguro de fábrica

Ao comprar um carro novo, cheque a possibilidade de um seguro de fábrica. A negociação pode ser feita em conjunto com a compra do carro, assim o veículo já poderia sair da fábrica segurado pela própria marca.

Outros benefícios podem variar de montadora para montadora, podendo incluir preços mais baratos, carro-reserva, bônus maiores de renovação e até diluição dos valores do seguro nas parcelas de financiamento do veículo.

Vale lembrar que o valor do seguro está relacionado ao tipo do carro, ao modelo, ano, entre outros fatores que podem aumentar ou diminuir esse valor. Por isso, é sempre bom pesquisar o valor médio dos seguros antes de realizar a compra do seu automóvel.

Thaysa Alves
Foto Capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Enquete:

Enquete! O PaNoRaMa quer saber a sua opinião: Proibição do uso do narguilé em público e da venda a menores. Você é contra ou a favor?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Enquete:

Enquete! O PaNoRaMa quer saber a sua opinião: Proibição do uso do narguilé em público e da venda a menores. Você é contra ou a favor?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...