
Volkswagen Golf [divulgação]
O Brasil é um país bastante típico e específico quanto aos seus carros. Apesar de não termos leis estão rígidas quanto os EUA, que obrigam modelos internacionais até a mudar de visual por conta dessas regras, nosso país também barra alguns tipos de modelos em nome da lei. Mas, existem algumas situações de modelos que são proibidos de serem vendidos por aqui por outros motivos.
Conheça agora 5 carros que são proibidos de serem vendidos no Brasil e as razões pelas quais esses carros nunca poderão colocar seus pneus em terras brasileiras.
Carros de passeio diesel
Para citar modelos que são vendidos no Brasil, mas que tem versões diesel na Europa, temos carros como Peugeot 208, Volkswagen Polo, Toyota Corolla, assim como todos os Mercedes, Audi e BMW. Há até mesmo esportivos com motor diesel, como Audi S5 e Volkswagen Golf GTD.
Toyota Land Cruiser
Segundo a marca japonesa, unidades do modelo eram usadas em guerras civis no Oriente Médio, por isso proibiram a revenda do Land Cuiser com menos de um ano de uso. Quem vender, será proibido de comprar um Toyota por alguns anos. Mesmo se essa restrição fosse driblada pela Toyota do Brasil trazendo o SUV oficialmente, a fila de espera por ele chega a 2026.
Gladiator, F-150, RAM 1500 e Silverado diesel
As quatro picapes até tem versão diesel lá nos EUA, mas elas são proibidas de serem vendidas no Brasil. Isso é culpa da nossa lei que proíbe o uso de motores diesel em caminhonetes que não tenham pelo menos 1 tonelada de capacidade de carga na caçamba. Nenhuma delas carrega tudo isso lá atrás, mas a Fiat Toro consegue, que é bem menor.
Hyundai Nexo
O modelo usa hidrogênio para produzir eletricidade que carrega as baterias do sistema elétrico com 163 cv e 40,8 kgfm de torque. Com um tanque cheio, o Hyundai Nexo roda 570 km despoluindo o meio ambiente. Até hoje a Hyundai já vendeu mais de 10 mil unidades do SUV. Pena que esse tipo de tecnologia nunca foi usada nos carros no Brasil.
Citroën Ami
Lá na Europa os carros também precisam ter itens de segurança, mas a Stellantis deu um jeito de colocar o pequenino Ami como um quadriciculo e passar por baixo da lei. Com apenas 8 cv e autonomia elétrica de 70 km, o Citroën seria perfeito para os grandes centros urbanos e uma sensação entre os Faria Limers, que substituiriam seus patinetes elétricos por algo mais legal.
Fonte: Auto Mais
Foto: Volkswagen Golf
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