43ª EXPAJA: Fique por dentro do que vai acontecer no evento que inicia-se nesta segunda-feira (08)

Notícias Top Geral
francis barros - expaja jatai goias site panorama
O diretor de marketing e organizador da expaja, Francis Barros, forneceu entrevista à nossa equipe contando sobre os eventos que ocorrerão dentro da exposição. (Foto: Alex Alves)

Nesta segunda-feira, dia 08, começam as atividades da 43ª Exposição Agropecuária de Jataí (EXPAJA), que irá até o dia 14 de junho. A exposição contará com várias atividades e eventos, incluindo palestras, shows, rodeio, exposição de animais e máquinas, leilões, dentre várias outras.

O diretor de marketing e organizador da Expaja, Francis Barros, forneceu entrevista à nossa equipe contando sobre os eventos que ocorrerão na exposição.

De acordo com ele, nesta segunda-feira (08), tem início o Jataí Agro, um evento dentro da EXPAJA que ocorrerá até a quarta-feira (10). O Jataí Agro é um workshop que contará com várias palestras, treinamentos, e ainda com a clínica tecnológica, a qual é fornecida pela UFG contando com a presença de vários professores que poderão estar conversando com produtores rurais a respeito de diversos problemas no campo e juntos acharem uma solução viável.

Ainda nesta segunda, acontecerá a abertura oficial das palestras, que terá início às 10h da manhã e continuará com a palestra de Paulo Henrique Amorim. Na parte da tarde haverá várias palestras técnicas com a presença de alunos da UFG, produtores rurais e técnicos agrícolas. Ainda no final desta segunda feira, acontecerá o 1º ConajeAgro de Goiás, evento em parceria com a AJE (Associação dos Jovens Empreendedores) que tem como objetivo reunir jovens tanto do campo como da cidade para discutir o agronegócio e o empreendedorismo. O evento contará com o empresário Júnior Friboi, convidado especial que faz parte do grupo JBS, que comentará sobre a história da Friboi e dos desafios de se empreender no Brasil.

Na terça-feira (09), estará presente Miguel Daoud, um economista bastante conhecido internacionalmente, grande crítico no Brasil e ainda economista no Canal Rural. O mesmo falará com os produtores rurais a partir das 09h. Pelo período da tarde haverá mais palestras técnicas.

Para fechar o Jataí Agro, na quarta-feira (10), o evento contará com o palestrante Paulo Etchichury, um metereologista da Somar Meteorologia, que abordará sobre problemas do clima, aproveitando o fato de que este ano Jataí sofreu muito com mudanças em relação a períodos chuvosos. Pela tarde, o ciclo de palestras será encerrado com mais algumas palestras técnicas.

É importante ressaltar que todas as palestras realizadas na 43º EXPAJA são totalmente gratuitas, incluindo o estacionamento e no caso de alunos que necessitarem de certificado será necessário apenas realizar a inscrição antes das palestras.

Ainda de acordo com o organizador Francis Barros, na quinta-feira (11), acontecerá a feira da agricultura familiar, na qual o Sindicato estará mostrando que não é uma entidade direcionada apenas a grandes produtores, e sim para todos, incluindo os médios e pequenos, já que 70% da produção do país é realizada por meio da agricultura familiar. O mesmo relata que tais produtores são muito organizados e trabalham em parceria com o Sebrae, que estarão no local expondo e vendendo produtos vindos diretamente das propriedades. O evento contará também com a fazendinha, fornecendo garapa gratuita para a população e ainda a venda de doces típicos de Goiás. Este ano a exposição ainda terá como novidade a presença do Restaurante Vegas.

Na quinta-feira tem início a parte de entretenimento com a abertura do Rodeio pontualmente às 21h que contará com show piromusical (fogos e música juntos), e logo após, a festa dará continuidade com o show de Cristiano Araújo.

Já na sexta-feira (12), a programação contará com o rodeio às 21h e às 23h um show com Samuel Deolli e David lançando sua nova música de trabalho com a participação da dupla Jads e Jadson e em seguida o mais esperado e grande show do evento, com a atração da dupla sertaneja Jads e Jadson.

Também na sexta-feira haverá a 5º Exposição Ranqueada da Raça Girolando Nacional, que contará com criadores de todo o país que virão à Jataí disputar o prêmio de melhor criador, de melhor animal, conjunto, dentre outros aspectos.

No sábado (13), o rodeio terá inicio às 20h e em seguida acontecerá o show de Guilherme e Santiago, às 22h pontualmente, em seguida o show com Miguel Lucato, cantor da cidade que estará fazendo o esquenta do seu dvd.

No domingo (14), será a grande final do rodeio e da prova do tambor que ocorrerá a partir das 17h. É importante ressaltar que neste dia a entrada é franca, mas fica ao critério da população estar levando 1kg de alimento não perecível ou um agasalho para ajudar várias entidades que estarão na portaria recebendo tais doações para ajudar pessoas carentes.

Durante toda a semana acontecerá também o torneio leiteiro com produtores convidados de toda região e ainda o evento Expaja Criança que é um projeto no qual o Sindicato investe para levar crianças ao parque de exposição a fim de que estas conheçam um pouco do processo de produção e do impacto ao meio ambiente. No fim desse circuito será transmitido um filme produzido pelo Sindicato Rural em parceria com o ator João Rodrigues, o qual mostrará as crianças o antes e o agora da produção. Após o filme o parque de diversões será liberado aos pequenos para que estes possam se divertir gratuitamente.

Ao final da entrevista, Francis Barros ressaltou ainda que desde o ano passado o Sindicato Rural vem trabalhando para inovar a exposição e trazer novidades e destaca que o problema do congestionamento causado pelo estacionamento foi resolvido, já que foi aberta uma nova entrada pelo anel viário. Portanto, é importante que a população fique atenta a sinalização para a entrada principal ou pela nova entrada do estacionamento. O mesmo relata que com isso o trânsito fluirá melhor e evitará o extenso congestionamento visto nos anos anteriores.

Os ingressos da exposição estão sendo comercializados na Loja Transatom a R$ 80,00 o passaporte para os 3 dias (pista) de shows e rodeio e ainda há a opção do Rancho Uup que é uma área vip (open bar com cerveja, água e refrigerante) e o passaporte para os 3 dias de rodeio, show, boate e exposição em geral custa R$ 180,00.

O problema do congestionamento causado pelo estacionamento foi resolvido, já que foi aberta uma nova entrada pelo anel aviário. (Foto: Alex Alves - Site PaNoRaMa)
O problema do congestionamento causado pelo estacionamento foi resolvido, já que foi aberta uma nova entrada pelo anel aviário. (Foto: Alex Alves – Site PaNoRaMa)

Nayara Borges
Fotos: Alex Alves
Jornalismo Portal Panorama

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.