3 principais riscos ocupacionais que você deve conhecer

Você sabe quais são os riscos ocupacionais? Muitas pessoas trabalham em empresas e não sabem que estas existem. Mas, eles são a razão pela qual realizamos os exames ocupacionais nas empresas das quais fazemos parte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SECRETARIA DE ESTADO DA RETOMADA - 300x250

Por esta razão, hoje criamos esta matéria, nela você encontrará os principais riscos ocupacionais que podem estar presentes durante a jornada de trabalho. Quer saber quais são? Então, confira agora mesmo este post!

Afinal, o que são riscos ocupacionais?

Os riscos ocupacionais são ameaças das quais o funcionário fica exposto. Isso ocorre devido às condições do local de trabalho ou por causa dos elementos que o compõem, logo, estes podem comprometer de maneira séria a saúde do operário.

Os riscos estão divididos em 5 grupos. A saber, são eles os biológicos, químicos, físicos, ergonômicos e de acidentes. Vale ressaltar que os 3 primeiros compõem o grupo dos riscos ambientais, okay?

Os riscos ergonômicos são aqueles que dão-se devido a relação do trabalhador com seu trabalho. Esses ocorrem quando a empresa não investe em medidas para proteger a saúde mental e física do operário. Como resultado surge a fadiga, estresse, ansiedade e até mesmo gastrite.

Enquanto que os riscos de acidentes ou riscos mecânicos, são aqueles que ocorrem devido a más condições físicas ou tecnológicas. Uma vez que essas más condições contribui para acidentes graves ou não.

Riscos ocupacionais: riscos físicos

Os riscos físicos dão-se devido à exposição aos mais variados tipos de energia no ambiente de trabalho. Assim, os mais comuns são os de ruídos, onde o operário se expõe a diferentes ruídos. Estes ruídos podem ocorrer por causa de máquinas e equipamentos.

Temos a exposição ao calor, tanto em relação à atividade exercida ao ar livre como perto de maquinas quentes. Junto a isso, vem a exposição ao frio, que pode causar problemas no sistema respiratório, dentre outros.

Riscos físicos por pressão anormal também fazem parte desta lista. Este pode causar a ruptura do tímpano, esta situação é comum para quem trabalha mergulhando em grandes profundidades, com máquinas de perfuração e em tubulações de ar.

Enfim, temos a exposição a ambientes úmidos, que também podem causar problemas respiratórios sérios. Além disso, existem aquelas situações que envolvem radiações ionizantes e não-ionizantes e vibrações.

Riscos químicos

Os produtos químicos também são um risco à saúde, afinal, estes podem causar danos quando inalados ou ao entrarem em contato com a pele. Por esta razão, pessoas que trabalham com esse tipo de agente entram no grupo de profissões de risco.

Ora, muitos desses produtos causam câncer, irritam os olhos, são tóxicos, inflamáveis e super perigosos para o sistema nervoso. Um exemplo é o benzeno, produto utilizado em postos de gasolina que causa câncer e é tóxico.

O amianto é outro exemplo, este é um agente presente em materiais como caixa d’água e telhas. Logo, ficar exposto a poeira deste produto pode causar derrame pleural, asbestose e o temido câncer no pulmão.

Contudo, estes não são os únicos produtos da lista, visto que podemos citar também: dióxido de carbono, sílica, níquel, propanol, acetona, mercúrio, hidrogênio, urânio e aldeídos. Todos estes são nocivos à saúde.

Riscos biológicos

Se você trabalha com atendimento em hospital, laboratório, limpeza em locais públicos ou saneamento básico, o grupo de risco do qual faz parte é o biológico. Isso porque, você corre risco de contaminações.

A saber, este grupo está exposto a microorganismos patogênicos, estes causam sérios danos à saúde quando entram em contato direto com a pele do indivíduo. Por isso, fatores biológicos colocam em risco a saúde.

Dessa forma podemos citar os vírus, estes transmitem doenças como dengue, Covid 19, etc e podem ser transmitidos até mesmo pelo ar. As bactérias, também são riscos biológicos, já que causam doenças como tuberculose, etc. Por fim temos os protozoários e fungos. A saber, as doenças causadas por este último são malária, toxoplasmose.

Medidas de prevenção

Para evitar que os funcionários fiquem expostos a esses riscos é importante que a empresa tome as devidas medidas para assim protegê-los. Assim sendo, é necessário que as empresas sigam a estratégia que identifica, avalia e controla a exposição a estes riscos.

No geral, o ideal é que a fonte de risco seja extinta, por meio de recursos tecnológicos ou adaptações. Todavia, nem sempre é possível fazer isso. Assim, deve-se buscar maneiras de evitar que os riscos se espalhem.

Bom, agora que você já sabe o que é e quais os principais tipos de riscos ocupacionais, ficamos por aqui. Mas, se você gostou deste conteúdo, deixe seu comentário, combinado?

Foto: Freepik
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Share this content:

Redação Portal PaNoRaMa

O Portal PaNoRaMa um dos pioneiros na área de cobertura de eventos e notícias de Jataí - Goiás, lançando uma forma única de trabalho e divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.