O Governo de Goiás anunciou, a abertura do período de inscrições para o Programa de Aquisição de Alimentos do Estado de Goiás – PAA Leite Goiás. O programa, gerido pela Emater Goiás, pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e pelo Goiás Social, conta com um orçamento de R$ 10 milhões e visa a aquisição de leite integral de produtores locais para atender mais de 17 mil famílias em situação de vulnerabilidade social.
O processo de cadastramento das propostas será realizado exclusivamente por meio da Plataforma do PAA Goiás, disponível nos sites da Emater Goiás e da Seapa. Os produtores interessados devem enviar suas propostas até o dia 23 de agosto.
O objetivo principal do PAA Leite Goiás é apoiar a produção de leite por agricultores familiares e suprir necessidades locais de suplementação alimentar. A previsão é de distribuir gratuitamente cerca de 2 milhões de litros de leite em um período de quatro meses. Esta edição marca a estreia do programa na modalidade de Incentivo à Produção e ao Consumo de Leite.
Nesta fase, o PAA Leite permitirá a formalização de contratos com cooperativas e associações da agricultura familiar. Essas entidades serão responsáveis por adquirir o leite dos produtores, realizar o beneficiamento e entregar o produto, que estará disponível em leite em pó ou leite pasteurizado, às unidades recebedoras e diretamente aos beneficiários.
O programa será financiado pelo Fundo de Proteção Social (Protege) do Estado de Goiás. O edital inclui formulários para inscrição e a lista de documentos necessários para a habilitação das organizações fornecedoras e beneficiários.
Para mais informações e acesso à Plataforma do PAA Goiás, os interessados devem visitar os sites da Emater Goiás e da Seapa.