16 de dezembro de 2024
Cidades paradisíacas em Goiás para quem deseja sossego no carnaval

Foto: Reprodução

Nem todo mundo gosta de folia. Para quem prefere sossego, Goiás tem opções tranquilas e com muita conexão com a natureza.

Sabemos que embora o Carnaval seja uma das festas que os brasileiros mais amam, cada vez mais as pessoas preferem pegar esses 5 dias de folga, para descansar.

É fato que o estado goiano tem muitas opções para quem deseja sossego no Carnaval.

Mas o portal, foi mais além e separou 10 cidades PARADISÍACAS em Goiás para você fugir da folia.

Nelas, tem muita conexão com a natureza, passarinhos cantando, excelentes locais para se hospedar e comer. E, claro, cachoeiras encantadoras, grutas e paisagens de tirar o fôlego para esquecer que está tão perto de casa!

Separamos destinos com opções para todos os gostos, desde quem gosta de trilha e turismo de aventura, até quem prefere passeios mais leves.

Confere aí…

Caiapônia

Cachoeira Santa Helena, em Caiapônia. Foto: Luciano Guimarães

Caiapônia, que fica a 318 km de Goiânia e 549 de Brasília, é marcada por belas paisagens e ecoturismo. A cidade, que é a terceira maior em extensão do Estado de Goiás.

Cidade dos índios Caiapós, terra das águas, lugar de gente criativa e artista, destino da aventura, convite ao desafio. Seja como for anunciada, Caiapônia coloca o turista em contato com a majestosa natureza, com roteiro organizado para aqueles que desejam superar tudo que conhecem de eco-turismo e turismo de aventura.

Uma cidade graciosa e organizada. Praças e ruas limpas, monumentos, igrejas, casarões e gente conversando na calçada, é o aspecto interiorano de Caiapônia.

Bons hotéis, onde comer e se divertir à noite, lagos, parques e formações rochosas cheias de mistérios e diferentes traduções. Grutas, lendas, fé. O povo sabe descrever o significado de cada destino que você pode visitar.

Secretaria de Turismo de Caiapônia
Telefone: 64 3663-1025
E-mail: secturismocaiaponia@gmail.com
Endereço: Rua Pedro Salazar, 475 – Setor Nova Caiapônia
Onde se hospedar: Hotel Palace Avenida (64) 3663 – 3642 | (64) 9 9957-8788

Baliza

Foto: Luciano Guimarães Soares

Goiás possui várias cidades que escondem muitos tesouros da natureza, alguns inclusive quase intocáveis. Uma das menores cidades do estado, há 418km de Goiânia e há 630km de Brasília, com apenas cerca de 5 mil habitantes (5.280 mais precisamente, estimada pelo IBGE/2020), possui uma imensa lista de pontos turísticos históricos e naturais que vão te deixar de queixo caído.

Cidade fica a 1km do Rio Araguaia, teve seu apogeu na época do Garimpo e já recebeu nomes importantes como o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon em 1930; a família real brasileira composta pelo Príncipe Dom Pedro de Alcântara Orleans e Bragança e seus filhos, que em 1936 passaram alguns dias como hóspedes da família Jacobson e o interventor federal Dr. Pedro Ludovico em 1940.

Baliza esconde vários espetáculos naturais, alguns deles quase intocáveis. Regiões turísticas pouco exploradas, mas que são verdadeiros paraísos de Goiás. Cânions, cachoeiras, corredeiras, construções histórias e ruas de pedras fazem parte deste cenário incrível.

Alguns dos atrativos mais famosos são: Cânions do Rio Araguaia e Salto Paraguassu.

Atendimento ao Turista de Baliza
Telefone: (66) 9 9690-0658
Endereço: Avenida Goiás, nº 200, Centro, Baliza

Trilhas do Cerrado – Agência de Turismo
Telefone: 64 9 9975-2400
Instagram: trilhasdocerradotur
Email: nelioguiatur@hotmail.com
Site: trilhasdocerrado.com.br

Mambaí

Cachoeira do Funil. Foto: Reprodução/Luciano Soares

Mambaí. Você já ouviu falar? A cidade, que fica em uma ramificação montanhosa da Serra Geral e no mesmo complexo rochoso de Terra Ronca, divisa com a Bahia, é um tesouro desconhecido para a maioria dos goianos. O município fica localizado a 530 km de Goiânia e a 357 km de Brasília, e já é visto como um dos principais destinos para os amantes do turismo de aventura no Brasil.

A cidade de pouco mais de 7 mil habitantes desponta como um polo de turismo de aventura e não é por acaso: a região abriga mais de 200 cavernas, entre elas a Lapa do Penhasco, que possui 1,7 km de extensão e fica em um vale cego com escarpas de 80 metros de altura. A caminhada para chegar até o lugar inclui uma descida íngreme, passando pelas águas de uma lagoa que rasga os paredões internos da caverna.

Mais informações:
CAT Mambaí: (62) 3481-1251

Agência de Turismo Receptivas:

  • Mambaí Adventure: (62) 99978-5979
  • Cerrado Aventura: (61) 998401629
  • Ecológica: (62) 999103472

Onde ficar:

  • APM Hotel 1: 62 99667-5959
  • APM Hotel 2: 62 99677-7350
  • Chalés Mambaí Inn: 61 99689-0341
  • Hospedaria Boca do Mato: 62 98103-0330
  • Hotel Cerrado: 62 99600-8363
  • Hotel Maris: 62 99690-1443
  • Hotel Savana: 62 99904-8978
  • Hotel Silva: 62 99676-6469
  • Pousada Luar Encantado: 62 99988-8162

São Domingos

Imagem: Julia Chaves – Arquivo Pessoal

São Domingos localiza-se na porção do estado conhecida como Nordeste Goiano. Faz divisa com o estado da Bahia e é parte da Microrregião do Vão do Paranã. Sua população é estimada em 13.103 habitantes, de acordo com o censo 2020.

A cidade é cercada pela Serra Geral, antes banhada pelo Rio São Domingos, que hoje é quase uma ilha, devido a construção da barragem da hidroelétrica. O local possui mais de uma centena de nascentes de água cristalina, todas provenientes das Veredas dos Buritis. Além de belíssimas cachoeiras, grutas, cavernas, vistas impressionantes e o Lago de São Domingos, que forma uma prainha deliciosa.

Local de raras belezas, vistas exuberantes e formações naturais como você nunca viu, São Domingos de Goiás é considerada o Portal do Parque Estadual Terra Ronca, que tem uma área de 57 mil hectares, com uma das maiores concentrações de cavernas da América Latina.

Parque Nacional das Emas

Foto: Reprodução/Ary Bassous

Cupinzeiros naturalmente coloridos, safari, boia-cross, natureza exuberante e muita, muita aventura. Este são alguns dos atrativos que o visitante pode encontrar e curtir no deslumbrante Parque Nacional das Emas, localizado entre os municípios de Serranópolis (GO), Mineiros (GO), Chapadão do Céu (GO) e Costa Rica (MS). Por lá é possível presenciar o fenômeno raro e único da bioluminescência, quando os cupinzeiros ficam cheios de pontos brilhantes durante à noite, criando um cenário mágico e de encher os olhos.

Para os que querem presenciar esse espetáculo natural da bioluminescência, a época ideial de pico, é entre os meses de outubro e novembro. Além da beleza do fenômeno, o Parque Nacional das Emas é um destino sem igual para os que curtem turismo de aventura e esportes radicais.

A Região Pinga Fogo fica nos arredores do Parque Nacional das Emas (patrimônio da Unesco), próximo ao município de Mineiros, é destino imperdível. Situada a mais precisamente, 50 km de Mineiros, na Serra dos Caiapós, a região é um fantástico conjunto de serras, cortadas pelos rios Formiguinha, Diamantino, Ribeirão Grande e Matrinchã. Dentro da sua área possui muitas veredas de buritis (Mauritia flexuosa), com diversas nascentes de águas cristalinas.

Nova Roma

Cachoeira Paredão do Céu vista de baixo. Foto: Pedro Henrique Fama

Fundada em 1958, Nova Roma é uma cidade pequenininha no interior de Goiás que tem muito charme e encantos naturais. Com 3.264 habitantes, a cidade é considerada um elo que liga a região das Águas e Cavernas do Cerrado com o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Fica bem no meio das duas principais cidades das regiões! A 110 km de Alto Paraíso e a 120 km de São Domingos de Goiás (Portal do Terra Ronca). Uma dessas formas de ligação entre os locais, é através de uma balsa fluvial do estado que desliza pelo Rio Paranã.

Nova Roma é um paraíso de águas cristalinas que guarda mistérios, como registros geológicos de uma geleira, além de charmes como ver uma cachoeira (Cachoeira do Rio Morcego) da pitoresca praça da cidade. Ainda pouco conhecida, é dona de paisagens lindas com banhos revigorantes, cachoeiras e o icônico Rio Paranã.

Um atrativo imperdível nessa cidade é a Cachoeira Paredão do Céu. Atrativo encantador que remete a paisagens cinematográficas, trata-se uma cachoeira belíssima com ótimo poço para banho, entrecortada por rochas calcarias ela fica a aproximadamente 35 km do centro da cidade e o acesso é de moderado a difícil. Além da cachoeira, o atrativo oferece diversos mirantes naturais e cânions surpreendentes.

Instagram: @paredaodoceu
Localização: Povoado Amendoim, Município de Nova Roma Goiás

Alto Paraíso

Foto: Reprodução/Bruno do Val

Destino com ares místicos e inúmeras belezas naturais, Alto Paraíso é uma das cidades mais significativas para o turismo de Goiás. Abrigando a porta de entrada da Chapada dos Veadeiros, a cidade é célebre por sua vibe alternativa, que atrai muitos místicos: eles acreditam que as vibrações magnéticas do subsolo, geradas por uma grande placa de quartzo, sejam o motivo da cidade ser tão especial, recebendo visitas de alienígenas e fazendo da cidade um chacra do mundo. Por lá, é fácil encontrar locais que oferecem terapias alternativas, como o reike.

Além do esoterismo, Alto Paraíso conta com 120 cachoeiras catalogadas e outras riquezas naturais, que fazem da cidade um destino também procurado pelos fãs de aventuras e esportes radicais.

Cavalcante

Foto: Marcos Dall

Cavalcante está localizado no nordeste do Estado na Chapada dos Veadeiros e é uns dos municípios mais antigos de Goiás. Em função da sua história, guarda uma riqueza cultura enorme, e ainda um patrimônio natural pouco conhecido.

De um lado está o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, do outro está o Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, com mais de 250 mil hectares e cerca de 4.000 famílias descendentes de africanos que na época do Brasil Colônia vieram trabalhar nas minas de ouro de São Felix e Cavalcante.

Todo o legado histórico foi mantido nos quilombos distribuídos no território dos Kalungas. Por isso, hoje Cavalcante é considerado um dos destinos mais completos para a prática do Ecoturismo e o Turismo de Aventura, pois tem natureza e cultura ainda muito preservadas e na sua essência.

Informações de hospedagem e alimentação:
Prefeitura Municipal de Cavalcante: (62) 3494-1193 | (62) 3494-1399
Secretaria de Turismo de Cavalcante e CAT: (62) 3494-1507

Paraúna

Foto: Luciano Soares

Há cerca de 100 km da capital, a cidade também é conhecida como “Cidade das Pedras”, O município tem diversas atrações, entre cachoeiras, sítios arqueológicos e grutas impressionantes.

Com muitos encantos, Paraúna a cidade abriga histórias e lendas repassadas pelos moradores das redondezas, que afirmam que a região é visitada ou habitada por seres estranhos (alguns até vindos de outros planetas). O misticismo está relacionado às grandes formações rochosas e às construções antigas que a cidade abriga, principal cartão-postal e atrativo turístico da cidade. Conheça 7 motivos para se apaixonar por Paraúna.

Corumbá de Goiás

Foto: Goiás Turismo – Silvio Quirino

Esse cantinho abençoado por Deus e bonito por natureza reúne tantos atrativos que provavelmente não conseguiremos contar todos aqui.

Daqueles passeios inesquecíveis de última hora e perfeito para o bate e volta pela proximidade e fácil acesso. É um dos complexos de lazer mais completos da região com preço acessível e natureza exuberante mais próxima de Goiânia e Brasília (fica bem no meio do caminho entre as duas capitais).

O lugar é um convite para programas com a família e amigos. O complexo de lazer oferece várias opções para os esportes de aventura como trilhas autoguiadas (passeio grátis), além das atividades extras como tirolesa, boia cross, rapel e passeio à cavalo.

Secretaria Municipal de Turismo
Telefone: 62 3338-1576
Endereço: Rua Francisco Miranda, nº 23, Qd. 13, Lt. 01, Centro
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 07h às 11h e das 13h às 16h

Mais informações
Goiás Turismo – Agência Estadual de Turismo
Instagram: @goiasturismo | @goiasturismonoticias
Telefone: (62) 3201-8100

Fonte: Curta Mais
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?