15 profissões que podem desaparecer até 2030 com o avanço da automação

15 profissões que podem desaparecer até 2030 com o avanço da automação

Já parou para pensar que uma simples mensagem enviada ao ChatGPT pode substituir completamente a função de um trabalhador? Enquanto robôs e algoritmos ainda não possuem capacidade de pensar por si mesmos, eles já são capazes de realizar atividades antes exclusivas dos seres humanos. A automação está transformando rapidamente o mercado de trabalho e colocando em risco diversas ocupações tradicionais.

De acordo com o Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2025, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, 15 profissões correm sério risco de desaparecer até 2030. Confira a lista:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  1. Caixas de supermercado

  2. Auxiliares bancários

  3. Atendentes de transporte

  4. Auxiliares administrativos

  5. Contadores

  6. Designers gráficos

  7. Operadores de telemarketing

  8. Trabalhadores de produção industrial repetitiva

  9. Leituristas de medidores

  10. Recepcionistas

  11. Agentes de viagens

  12. Digitadores

  13. Cobradores de transporte coletivo

  14. Revisores de texto tradicionais

  15. Carteiros

O estudo alerta que a substituição por tecnologias automatizadas deve avançar de forma acelerada nos próximos cinco anos. Além da redução de custos para empresas, a inteligência artificial e os sistemas automatizados têm se mostrado cada vez mais eficientes e precisos. Esse avanço tende a reduzir a demanda por profissionais em setores que dependem de tarefas repetitivas ou de baixo grau de especialização.

Especialistas destacam, no entanto, que a automação também abre espaço para o surgimento de novas funções no mercado, especialmente em áreas ligadas à tecnologia e à inovação. Ainda assim, o relatório reforça a importância da qualificação profissional contínua para que trabalhadores consigam se adaptar às mudanças.

A tendência, segundo o Fórum Econômico Mundial, é que os empregos do futuro estejam cada vez mais relacionados à criatividade, análise crítica e competências que não podem ser replicadas por máquinas.

Por Victor Santana Costa
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Víctor Santana Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.