Foto: Vânia Santana

Esta não é a primeira vez que o 41º Batalhão de Infantaria Motorizada vai parar nas manchetes

Na última semana, cerca de 11 soldados do Exército foram encaminhados ao Hospital das Clínicas Dr. Serafim de Carvalho, em Jataí. Segundo uma funcionária do hospital, “eles chegaram bem sujos, molhados, bem ruins, com hipotermia”.

Os mesmos passaram mal após um treinamento de sobrevivência em mata fechada. A mãe de um dos soldados afirmou : “O que ele me falou foi que houve excesso de exercício, começou a passar mal, tontura, fraqueza e desmaiou, quando acordou, já estava aqui”.

Outra mãe também comentou o ocorrido e lamentou a demora do Exército para avisá-la sobre a situação do filho. Além disso, denunciou agressões: “O filho tinha avisado que não estava passando bem, e um deles [militares] o agrediu, dando chute”.

Esta não é a primeira vez que o 41º Batalhão de Infantaria Motorizada, de Jataí, vai parar nas manchetes. Em 2017, o Ministério Público Federal em Goiás instaurou inquérito civil para apurar denúncias de tortura, maus tratos e assédio moral contra os soldados.

A corporação se pronunciou sobre o assunto. Confira a nota na íntegra:

“Em 22 de abril de 2019, 256 soldados incorporados às fileiras do Exército em 1º de março do corrente ano para cumprir o serviço militar obrigatório, iniciaram o 1º Exercício de Longa Duração (relativo ao Período de Instrução Individual Básica), conduzido em área de cerrado, no campo de instrução do 41º Batalhão de Infantaria Motorizado.

Entre os dias 24 e 25 de abril de 2019, quatro soldados, em momentos e situações diferentes, sentiram-se mal. Após receberem, de forma imediata, os primeiros atendimentos no posto médico militar instalado na área do campo de instrução, os soldados foram transportados para o HOSPITAL DAS CLÍNICAS de JATAÍ/ GO, para atendimento especializado.


Nesta Unidade Hospitalar, os quatro soldados receberam o tratamento especializado e passaram por procedimentos médicos. Posteriormente, foram conduzidos para a sala de observação (Enfermaria), para receberem medicações e hidratação.

Às 16:00 horas do dia 26 de abril de 2019, o primeiro dos quatro militares recebeu alta hospitalar. Os soldados que ainda permanecem no Hospital vêm apresentando quadro estável, com o prosseguimento do acompanhamento médico e realizando alimentação normal, sem restrições.

A informação aos familiares dos soldados obedeceu ao protocolo do diagnóstico preciso, para que a informação pudesse chegar aos familiares sem transtornos.

Por outro lado, os exercícios e treinamentos operacionais, aos quais os militares são submetidos, são acompanhados de forma profissional e dentro dos mais rígidos padrões de segurança. Contudo, é de procedimento normal, a apuração rigorosa e dentro da Lei, de qualquer intercorrência que fuja à normalidade. O Comando do 41º Batalhão de Infantaria Motorizado instaurou Sindicância para a apuração dos fatos.

Por fim, este Comando encontra-se realizando as medidas administrativas necessárias para o apoio aos três militares baixados no Hospital das Clínicas de Jataí e aguarda seu pronto restabelecimento e alta hospitalar”.

Larissa Pedriel
Foto Capa: Arquivo Pn7.com.br
Jornalismo Portal Panoramapanorama.not.br

3 thoughts on “11 Soldados do Exército foram encaminhados ao Hospital das Clínicas após treinamento em Jataí

  1. Meu filho é cabo do exército e estava lá. Não foi isso tudo. Uns tem mais resistência outros não. Quanto a chegarem sujos e molhados faz parte do treinamento. Pessoas que fazem esse tipo de crítica e tanto alvoroço é porquê simplesmente não tem a menor noção do que é um treinamento militar. É preciso se informar bastante sobre o assunto antes de saírem criticando sobre algo do qual não possuem conhecimento suficiente para tal.

  2. Meu filho, também serve ao exército e ele disse que foi treinamento normal. Quanto ao chegar molhado e sujo é o normal, pois estavam em treinamento no campo.É normal no treinamento eles serem privados de alimentos, sono, água e descanso. É um teste de sobrevivência. E sei que tem um Amparo ambulatorial emergencial. O que aconteceu é que alguns são mais fracos que outros. Além, desse filho que hoje serve o quartel, tenho mais dois filhos que no depender de mim… Também servirá o exército.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE