15 de dezembro de 2024
Aqua Nave da BRK traz para Jataí nave de realidade virtual que aborda sustentabilidade

Foto: Reprodução

Experiência divertida e inovadora mostra importância do saneamento e da preservação ambiental. Atração é gratuita e estará no Jatahy Shopping, sábado e domingo, das 13 às 20 horas.

Uma experiência de realidade virtual gratuita, divertida e inovadora, por meio da qual os participantes poderão aprender mais sobre os benefícios do saneamento básico e a importância da prática de atitudes sustentáveis no dia a dia. Este é o conceito da Aqua Nave, que chega agora em Goiás. Jataí é a primeira cidade do Estado a receber a atração, que será realizada neste final de semana (11 e 12 de novembro), no estacionamento do Jatahy Shopping, das 13 às 20 horas. O projeto é promovido pela BRK – empresa subdelegada pela Saneago para os serviços de esgotamento sanitário nos municípios de Aparecida de Goiânia, Trindade, Rio Verde e Jataí – em parceria com o Green Nation.

O passeio pela nave se inicia ainda do lado de fora da atração (um ônibus adesivado e adaptado especialmente para a experiência), onde os visitantes são recebidos pela tripulação. Em uma tela externa, um ator conduz um jogo de verdadeiro ou falso em um diálogo com o público sobre a importância das ações sustentáveis. A conversa traz ainda dados sobre o saneamento no Brasil e na cidade onde a nave tiver “pousada”, com o objetivo de nivelar os conhecimentos a respeito do tema e facilitar a conexão dos visitantes com a questão.

Na sequência, o grupo é acomodado em poltronas instaladas no interior da nave e todos colocam os óculos de realidade virtual. A partir desse momento, é iniciado um voo por um rio, onde as pessoas se deparam com uma série de situações que estimulam reflexões sobre o consumo de água; o abastecimento das cidades; a destinação ideal do esgoto; a importância da reciclagem e da preservação ambiental; os perigos do acúmulo de água parada e do descarte incorreto de resíduos; além de provocações para estimular a adoção de atitudes de consumo consciente.

Educação ambiental

A realização é fruto da parceria firmada entre a BRK e o Green Nation, um movimento que proporciona às pessoas experiências interativas, sensoriais e emocionais e tem como missão contribuir com mudanças positivas de atitude em relação a sustentabilidade, bem-estar, negócios e cidadania, através da arte, educação, cultura, inovação e experimentação. “A iniciativa é uma forma educativa e, ao mesmo tempo, lúdica, capaz de sensibilizar a população a respeito de questões que são de extrema importância para o país. Por meio da tecnologia, queremos estimular o senso de responsabilidade”, explica o presidente da BRK em Goiás, Vitor Azevedo.

“Muito se fala sobre a importância da preservação da água e da adoção de novas atitudes em relação ao planeta. A Aqua Nave permite, através do engajamento emocional dos visitantes, a compreensão sobre todos estes temas e o entendimento de que somos responsáveis e interdependentes, vivemos em um só planeta e, por isso, precisamos desenvolver um novo tipo de cidadania, a cidadania planetária”, afirma Marcos Didonet, diretor do Green Nation.

A Aqua Nave é uma atração livre para todas as idades, porém crianças a partir de sete anos terão um maior aproveitamento da experiência. Os visitantes serão divididos em grupos de, no máximo, 18 pessoas e a duração estimada da visita é de 17 minutos. Além disso, para garantir a acessibilidade, o ônibus tem elevador para cadeira de rodas e a experiência com os óculos de realidade virtual conta com audiodescrição e tradução em libras.

Serviço
Atração: Aqua Nave
Quando: Sábado (11) e domingo (12), das 13 às 20 horas
Onde: Estacionamento do Jatahy Shopping – Av. Pres. Tancredo Neves, 100 – St. Epaminondas II, Jataí – GO

Foto: Reprodução

Fonte: BRK
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?