27 de dezembro de 2024
Cidade do sudoeste goiano tem cachoeiras fantásticas que você precisa conhecer

Foto: Reprodução

Rio Verde possui quase uma centena de belas cachoeiras catalogadas. A cidade do sudoeste goiano é privilegiada em vários aspectos. Conheça!

Rio Verde é uma cidade goiana, que está localizada a 231 de Goiânia e a 472 km de Brasília, mais precisamente no sudoeste goiano.

De abóboras gigantes, até sinos digitais na igreja, Rio Verde tem muito a mostrar. Histórias pra contar a cidade tem de sobra. Pelas suas ruas e avenidas, é possível aprender e conhecer sobre passagens históricas do estado.

Além de ser referência em agricultura, um dos índice que chama atenção em Rio Verde é o da educação. Atualmente, o número de universitários aumentou 4 vezes desde 2001. Já a taxa de alfabetização do município é de 95%, por isso garante o destaque na região.

Outro grande destaque na cidade de Rio Verde, é o agronegócio. Ela é considerada um pólo nacional do setor. É especialista em lavoura de soja, mas não deixa a desejar nas culturas de milho, algodão, sorgo, girassol, cana-de-açucar e mais. Em 2009 o município até foi considerado pelo IBGE como o mais rico em produção agropecuária do Brasil. Já em 2022, foi eleita a melhor cidade para o agronegócio.

Por isto, todos os anos a cidade é palco de importantes feiras do agronegócio, atraindo diversos compradores, expositores de máquinas e diversas tecnologias para o campo.

Foto: Prefeitura Municipal de Rio Verde

Rio Verde foi uma cidade pioneira em Goiás Tudo começou na década de 1970, quando começaram as primeiras lavouras, captando moradores dos mais diversos lugares do Brasil e do mundo. Rio Verde tem também um dos aeroportos mais antigos de Goiás, além de ter sido a primeira cidade a ter água encanada no estado.

A cidade que é pólo do agronegócio goiano, já foi palco de muitos episódios da história do estado de Goiás. Construções tombadas, museus, casarões que já serviram de abrigo para combatentes da revolução de 1930, isso e mais você encontra passeando pelas ruas de Rio Verde.

Já as abóboras, são um verdadeiro símbolo de Rio Verde, tanto que a cidade quase teve esse nome, de verdade. Era para se chamar Rio Verde das Abóboras. O nome surgiu em 1870, quando cerca de 3 mil combatentes voltavam da Guerra do Paraguai e pararam na região para descansar. Como não havia comida para todos, o grupo aproveitou a grande quantidade de abóboras na região para matar a fome. Com isso, os soldados denominaram o lugar como Arraial das Abóboras.

O fruto típico é abundante na região e foi alimento dos primeiros moradores locais. Anualmente a cidade é toda decorada com abóboras gigantes para os festejos juninos.

Foto: Prefeitura Municipal de Rio Verde

E sobre os sinos de igreja digitas? Um dos cartões postais de Rio Verde, é a Igreja São Sebastião. A construção da igreja se iniciou em 1907, mas somente 40 anos depois ela ganhou as torres, com os sinos. O mais curioso é que hoje em dia os sinos da igreja são digitais. O som dos deles é acionado por meio de um dispositivo eletrônico. Vale a pena conhecer!

Foto: @euamorioverdego

Quer saber mais curiosidades sobre a cidade?

O município goiano tem muitas cachoeiras em seu território. Rio Verde oferece muitas opções para quem gosta do turismo ecológico. São inúmeras cachoeiras nas regiões dos Distritos: Água Limpa, Fama, Pitanga, Rio Preto e São Tomás, sem falar no cerrado exuberante que possibilita a prática de diversos esportes radicais.

Foto: Prefeitura de Rio Verde

Somente no distrito de Ouroana são mais de 80 cachoeiras, cercadas de piscinas naturais, lagos e riachos. A apenas 20 minutos de carro da cidade, já é possível chegar a lugares inspiradores como a Cachoeira São Tomás, com quatro exuberantes quedas d’água.

Escolhemos 7 cachoeiras, que são consideradas as mais bonitas de Rio Verde, para falar um pouco sobre cada uma.

Confira:

Cachoeira Rio Preto

Foto: Prefeitura de Rio Verde

O Vale do Rio Preto apresenta uma das mais belas formações geográficas da região. Com queda d’água de 70 metros de altura, a Cachoeira do Rio Preto é a joia do local. Localizado no distrito de Ouroana (65 km de Rio Verde), tem visitação fácil e uma pousada ao lado.

Cachoeira Água Limpa

Foto: Prefeitura de Rio Verde

Também em Ouroana, a Água Limpa tem 45 metros de altura. É fácil chegar perto do alto da cachoeira, mas por baixo o acesso é espinhoso.

Cachoeira São Tomás

Foto: Prefeitura de Rio Verde

A menos de 20 quilômetros da saída para Itumbiara (BR 452), a Cachoeira São Tomás pode ser acessada em poucos minutos da cidade. O proprietário da pousada cobra 10 reais por visitante. Além das quatro cachoeiras, o lugar oferece opções para pesca e trilhas.

Cachoeira da Fama

Foto: Prefeitura de Rio Verde

Localizada no Assentamento Vale do Cedro e cercada de piscinas naturais, fica no distrito de Riverlândia. É fácil de visitar e oferece um quiosque ao lado para o visitante descansar.

Cachoeira Cabeleira

Foto: Prefeitura de Rio Verde

É um dos pontos mais procurados para a prática de rapel. Há também vários pontos de observação da paisagem e uma escadaria no meio da vegetação. A pousada oferece piscina, trilhas e passeios a cavalo. Fica a pouco mais de 10 km da cidade.

Cachoeira da Pitanga

Foto: Prefeitura de Rio Verde

Também em Ouroana, ao lado da cachoeira Rio Preto, a Pitanga tem piscinas naturais e formações rochosas belíssimas. No entanto, fica em uma área particular e nem sempre está disponível para visitas.

Cachoeira São Francisco

Foto: Prefeitura de Rio Verde

Uma das mais belas opções naturais da região, também está situada em Ouroana.

Mais informações

  • Mecca Turismo Receptivo: (64) 9 9947-8646 / 9 9208-2572 (meccaturismo@hotmail.com)
  • Secretaria de Turismo de Rio Verde: (64) 3602-8506 (turismo@rioverdegoias.com.br)

Fonte: Curta Mais
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?