(Foto: Douglas Schinatto / O Popular)

Unidade da federação é uma das primeiras do País a começar a imunização contra a Covid-19...

O Estado de Goiás foi o segundo do Brasil a ter uma pessoa vacinada com a primeira dose da Coronavac, juntamente com o Piauí. Nos dois locais, os governos estaduais fizeram a aplicação às 17 horas de segunda-feira (18), horário que foi combinado com o Ministério da Saúde (MS) como permitido para o início das campanhas de imunização. São Paulo foi o primeiro Estado a fazer a aplicação, o que ocorreu ainda no domingo (17), 10 minutos após a liberação do uso emergencial da vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Estado paulista é a sede e o financiador do Instituto Butantan, que adquiriu as 6 milhões de doses da Coronavac, do laboratório chinês Sinovac Biontech.

Em Goiás, a dose aplicada pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) na senhora Maria da Conceição, de 73 anos, em Anápolis, Centro do Estado, foi a primeira das 187.080 que serão utilizadas nesta primeira etapa. O governo federal distribuiu aos Estados 4,77% a mais de doses, que é considerada a reserva técnica, já que há a possibilidade de frascos se perderem no transporte, no resfriamento ou mesmo na manipulação pelos agentes de saúde. Caso estas doses permaneçam intactas, elas deverão ser usadas ainda no grupo prioritário, que são as pessoas acima de 60 anos em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência em instituições e profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19.

Além de São Paulo, Goiás e Piauí, Santa Catarina fez a primeira aplicação às 17h30. Já o Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul também iniciaram a campanha de imunização e as primeiras doses nos locais foram aplicadas às 18h20 e 18h30, respectivamente. Os demais Estados brasileiros ainda não começaram a vacinação por um problema de logística do Ministério da Saúde. Até às 20 horas de segunda-feira (18), apenas 10 Estados e o Distrito Federal haviam recebido os imunizantes. Mesmo no Rio de Janeiro, cujo evento para a vacinação estava marcado para às 17h, houve demora na entrega e atraso para o início.

Diversos Estados, como Alagoas, Minas Gerais e Sergipe, tinham marcado o início da vacinação para às 17h de segunda, mas o atraso fez com que a campanha fosse adiada para ter o início apenas nesta terça-feira (19). O Ministério alegou que houve problemas com a logística da distribuição das vacinas em razão da mudança no planejamento feito a pedido dos governadores. Inicialmente, o governo federal iria entregar as remessas de vacina ao longo de segunda e terça-feira para que a campanha começasse na quarta-feira (20), às 10 horas.

Mas como São Paulo já tinha feito a primeira aplicação da dose, houve pressão dos governadores para que a vacinação se iniciasse na segunda-feira (18). Ainda no domingo (17), o secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, já havia informado da intenção do governo goiano em iniciar a vacinação imediatamente após receber as doses, com a ideia de fazer a aplicação ainda na segunda-feira, como de fato ocorreu. Em Goiás, a distribuição aos municípios, no entanto, só deve ser finalizada nesta terça-feira (19). As cidades-sede das sete regionais de saúde é quem vão receber as doses para depois distribuir.

Já está acordado que os municípios vão seguir as prerrogativas do Plano Nacional de Imunização (PNI), que constam no plano estadual. Ou seja, também vão vacinar, nesta primeira etapa, apenas as pessoas deste primeiro grupo prioritário (veja quadro). Mas cada cidade poderá adotar estratégia diferente quanto aos locais de vacinação, ou seja, se vão aplicar as doses nas unidades de saúde ou, por se tratar de grupo pequeno e específico, irão vacinar nos hospitais e abrigos de idosos.

Fonte: O Popular
Foto Capa: Douglas Schinatto / O Popular
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE