Uma boa noite de sono é crucial para encarar a rotina e para manter o bom funcionamento do organismo. Apesar do sono ser uma necessidade fisiológica, muitas pessoas enfrentam lutas diárias na hora de dormir, mesmo em um estado de conforto e relaxamento.
Muitos fatores podem estar relacionados à saúde do sono, mas, segundo especialistas, existe uma ferramenta que pode ser a chave para um bom descanso. Trata-se da janela de sono, que consiste no período ideal para cada indivíduo adormecer. Como nesse momento o cérebro deseja dormir, respeitar isso pode proporcionar um sono melhor.
No artigo, a janela de sono é comparada a estar em uma estação de trem à noite e, quando o trem chegar, poder escolher entre embarcar e ir para o destino ou optar por aguardar o próximo.
Como descobrir a janela de sono?
Como a janela de sono é diferente para cada pessoa, é necessário testar para descobrir o período ideal para adormecer. A gerente de bem-estar, indica experimentar entre 21h30 e 23h30, a hora ideal para a maior parte das pessoas.
O artigo indicou, então, usar a recomendação de 8 horas de sono como referência. Por exemplo, se uma pessoa precisa acordar às 6h, ela pode tentar dormir às 22h e ajustar de acordo com o resultado.
Após descobrir como identificar a própria janela de sono, confira dicas de como adormecer dentro desse período:
Prepara-se para dormir com antecedência
Dificilmente a pessoa deita e cai no sono imediatamente, então, se o desejo é dormir às 22h, o horário indicado para deitar é às 21h para conseguir relaxar e pegar no sono até o horário desejado. Para diminuir esse tempo, evite fazer coisas que afetem a sonolência antes disso.
Limite a ingestão de cafeína
Evite bebidas com cafeína, como chá, café e energéticos perto da hora de dormir. Se possível, limite o consumo da cafeína apenas pela parte da manhã.
Evite refeições noturnas pesadas
A digestão completa dos alimentos leva tempo, por isso, termine de comer duas ou três horas antes de adormecer para que o organismo não fique sobrecarregado na hora do sono.
Fuja de dispositivos eletrônicos à noite
A luz azul emitida por celulares e eletrônicos é um forte estímulo para a mente, mas o conteúdo presente nos aparelhos também podem prejudicar a qualidade do sono. À noite, desligue as notificações dos celulares, use filtros noturnos e evite conteúdos estimulantes.
Crie uma rotina noturna
Criar uma rotina noturna pode ajudar a relaxar. Inclua na rotina o hábito de ler, ouvir músicas relaxantes, realizar técnicas de relaxamento – alongamentos para dormir, meditação e anotar pensamentos em um caderno – e fazer listas de tarefas para o dia seguinte.
Por Giovanna KunzClaudia Meireles
Foto: Getty Images/gorodenkoff
Jornalismo Portal Panorama