
Espaço será administrado por cooperativa da agricultura familiar e visa fomentar a produção local com foco na distribuição de alimentos e dinamização da economia rural.
A Prefeitura de Jataí, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, promoveu nesta terça-feira, 15 de julho, uma reunião estratégica para discutir os critérios de um novo modelo de licitação que será aplicado ao Mercado Municipal Cylleneo França. O encontro teve como objetivo principal consolidar um formato de gestão voltado à agricultura familiar, visando transformar o tradicional espaço em um polo de comercialização e distribuição de alimentos produzidos localmente.
A proposta apresentada prevê a divisão do mercado em dois conjuntos distintos: o complexo principal, que será direcionado à agricultura familiar, e um espaço reservado ao funcionamento de um restaurante. “Estamos com várias secretarias envolvidas para o novo modelo de licitação, que acontecerá já no próximo mês de agosto”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Garcia Fernandez, que conduziu a reunião.
Localizado na região central de Jataí, o Mercado Municipal Cylleneo França foi inaugurado na década de 1960. Após passar por um período de inatividade e reestruturação, o espaço encontra-se pronto para ser reativado, agora com um modelo inovador de gestão.
Participaram da reunião o secretário de Turismo, Rodrigo Félix, o superintendente de Licitações e Contratos, Antonio Manetta, o secretário de Desenvolvimento Rural, Ricardo Goulart, o superintendente de Comunicação Institucional, Peterson Bueno, além de procuradores do município.
Durante o encontro, Garcia detalhou que o modelo a ser adotado representa uma ruptura com o modelo anterior, em que os boxes eram licitados individualmente. “O Complexo do Mercado será licitado por uma cooperativa que tem em sua fundação produtores rurais da Agricultura Familiar. Não será mais licitado box a box, e sim o complexo do mercado, e essa cooperativa que vai administrar o mercado”, explicou.
A decisão é fruto de amplos debates entre as secretarias envolvidas, produtores rurais, empresários e representantes de cooperativas. O novo sistema busca facilitar a vida do pequeno produtor rural, que muitas vezes enfrenta dificuldades logísticas e financeiras para vender sua produção diretamente ao consumidor final. “O produtor não consegue estar na fazenda produzindo, plantando, colhendo, fazendo o manejo da terra, e estar no mercado em um ponto de venda, e o custo da venda para esse pequeno produtor acaba ficando bastante oneroso”, afirmou o secretário.
No novo formato, o agricultor fornecerá sua produção à cooperativa, que ficará encarregada de todas as etapas posteriores: do processamento e gestão à venda direta no mercado. O retorno financeiro será repassado ao produtor, garantindo remuneração justa e fomento contínuo à produção local. “Esse modelo de funcionamento via cooperativa traz um melhor fomento e atendimento para a necessidade do pequeno produtor e a disponibilização de produtos frescos da roça para a população de Jataí”, completou Garcia.
O Mercado Municipal Cylleneo França conta atualmente com 16 boxes comerciais, além do espaço destinado ao restaurante, 8 salas, áreas de convivência e churrasqueira, oferecendo infraestrutura adequada para se consolidar como um novo ponto de encontro entre a produção rural e o consumidor urbano.
Por Victor Santana Costa
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7