O arroz branco é um ingrediente praticamente universal nos lares brasileiros. Embora esse grão seja extremamente popular, um novo estudo da Universidade de Harvard afirma que não é interessante consumi-lo com muita frequência.
De acordo com o material, o arroz branco é um produto refinado, ou seja, passa por um processo, na indústria, para que sua casca seja retirada, resultando na perda de fibras e nutrientes. O alimento é rico em carboidratos, tendo 28,2 gramas do nutriente a cada 100g.
Segundo o artigo, “uma porção de arroz branco tem praticamente o mesmo impacto que consumir o açúcar de mesa puro; e causa aumento rápido e alto no açúcar no sangue.”
Conforme foi defendido por estudiosos da universidade, os pesquisadores realizaram um estudo nos quais recomenda que pessoas com diabetes evitem o alimento, bem como opções com efeito semelhante.
O artigo ainda acrescenta: “Optar por fontes saudáveis de carboidratos pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e o peso. Além disso, está relacionado com um menor risco de doenças cardíacas e de certos tipos de câncer.”
Substituições viáveis para melhorar a qualidade nutricional seriam quinoa, arroz integral e outros grãos integrais; além de cenoura e vegetais verdes sem amido.
Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica