Foto: Prefeitura de Chapadão do Céu

Classificada como a melhor cidade para viver em Goiás, Chapadão do Céu se destaca não apenas por sua pujança agrícola, mas também como a nova meca turística! Descubra por que todos estão correndo para esta joia escondida.

Localizada a 480 quilômetros da capital Goiânia, Chapadão do Céu brilha não apenas em seus horizontes deslumbrantes, mas também como um pilar da economia goiana. Classificada pela Firjan como a melhor cidade de Goiás para viver e ocupando a 72ª posição no ranking nacional, essa joia agrícola alberga uma história rica, impulsionada inicialmente pelo cultivo próspero de soja e milho. Estas culturas, em seus estágios iniciais, renderam colheitas abundantes, atraindo produtores ávidos de várias regiões, especialmente do sul.

Atualmente, Chapadão do Céu é uma potência em diversidade agrícola, com lavouras que se estendem por 145 mil hectares, produzindo desde soja e milho até algodão, girassol e cana-de- açúcar. Mas sua riqueza não se limita aos campos: a cidade é também um portal para aventuras turísticas, sendo vizinha ao Parque Nacional das Emas.

Com uma altitude de 725 metros, a cidade desfruta de um clima tropical de altitude, tornando-a um refúgio fresco em Goiás. Este município não apenas simboliza a força da produção rural, como seu lema sugere, mas também a promessa de experiências turísticas autênticas e inesquecíveis. Venha descobrir Chapadão do Céu e sinta a magia de Goiás em sua plenitude.

Se engane quem acha que Chapadão do Céu é uma pacata cidade. Com forte presença de imigrantes da região do sul do país, pessoas se reunem para prosear, fazer rodas de tereré ou de chimarrão. Muitas festas acontecem na cidade ou em regiões próximas, levando muitos turistas que também frequentam o Parque Nacional das Emas, já que a cidade é a porta de entrada para a unidade de conservação.

Imagens cedida pela Prefeitura de Chapadão do Céu

Além disso, a cidade é destaque quando o assunto é sustentabilidade já que mais de 80% do lixo produzido é reciclado. Um verdadeiro exemplo para outras cidades do estado e do país!

Imagem cedida pela Prefeitura de Chapadão do Céu

História

Foi por volta de 1910 que chegou à região do sudoeste goiano a família Garcia, da qual descendem Alberto Rodrigues da Cunha e Nadir Garcia Cunha. Em 1947, ele começou a explorar as terras da família e, em 21 de agosto de 1982, juntamente com seus filhos, abriu um loteamento urbano, lançando a pedra fundamental da cidade. Nascia Chapadão do Céu, nome escolhido pelo fundador devido à ilusão de ótica ao se olhar para a cidade à distância, parecendo vê-la flutuar num imenso lago no horizonte. A força da terra atraía mais e mais famílias para a região, vindas de todas as partes do país para trabalhar na agricultura.

Emancipado em 1991, o primeiro governo municipal instalou-se em 1º de janeiro de 1993, tendo o fundador Alberto Rua Cunha como primeiro prefeito e Pedro R. Guerini, seu vice. Atualmente, o prefeito da cidade é o Vinicius Marcondes Camargo Terin.

Pontos Turísticos

A cidade possui várias opções para os visitantes (e moradores) conhecerem melhor a cidade, visitarem os pontos turísticos históricos e curtirem um ecoturismo com parque aquático, o Parque Nacional das Emas e várias outras riquezas da natureza. Confira:

Paróquia Nossa Senhora Rainha do Céu

Um dos principais cartões postais da cidade, cheia de cores fortes e arquitetura exuberante, chama a atenção de todos que ali passam.

Imagem cedida pela Prefeitura de Chapadão do Céu

Cachoeira do Prata

Imagens cedida pela Prefeitura de Chapadão do Céu

Saltos do Rio Sucuriú

Foto: Goiás Turismo

Saltos do Rio Sucuriú – Cachoeira da Rapadura

Imagem cedida pela Prefeitura de Chapadão do Céu

Parque Aquático

Para os dias quentes (que não são poucos) tem também opção de um parque aquático para se refrescar, com um lago, piscinas e tobogãs que garantem a diversão da criançada.

Imagens cedida pela Prefeitura de Chapadão do Céu

Parque Nacional das Emas

Chapadão do céu é o principal portal de entrada para a maior área preservada do bioma cerrado em todo o planeta: O Parque Nacional das Emas, com uma riquíssima variedade de flores, plantas, animais, e centenas de pássaros, além de paisagens belíssimas.

Imagem cedida pela Prefeitura de Chapadão do Céu
Imagem: Youtube | Reprodução

Bioluminescência – Parque Nacional das Emas

Foto: Márcio Cabral

Como o nome diz, a bioluminescência é a emissão de luz por organismos vivos. No caso do Parque Nacional das Emas, ela ocorre por conta de vagalumes que depositam ovos em cupinzeiros do lugar. Assim, enquanto larvas, eles emitem luzes e criam um belo cenário no parque à noite. O problema é que o fenômeno é mais comum entre outubro e novembro, longe do período das férias.

Rio Formoso – Parque Nacional das Emas

Imagem cedida pela Prefeitura de Chapadão do Céu
Imagem: Goiás Turismo

Balneário do Formoso – Prainha

Imagens cedida pela Prefeitura de Chapadão do Céu
Imagens cedida pela Prefeitura de Chapadão do Céu
Imagens cedida pela Prefeitura de Chapadão do Céu

O Céu Mais Lindo de Goiás

Imagens cedida pela Prefeitura de Chapadão do Céu

A cidade possui 05 hotéis, sendo dois com padrão 03 estrelas, com capacidade para atender 400 leitos. Há ainda no município uma Agência de Viagem e Turismo Receptivo.

Como chegar: Chapadão do Céu fica a 480km de Goiânia, com acesso pela BR-060. Brasília: 667 km.

Informações de hospedagem e alimentação: (64) 3636-1517

Telefone da prefeitura da cidade: (64) 3634-1228

Fonte: Curta Mais
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?