Por Nalanda Gabrielle, do Portal Pn7
Fotos / Vídeos: Arquivo Pessoal
A equipe do Araguaia Jet, composta pelo jatainense Fabrício Carvalho e seus seis amigos de Barra do Garças-MT, já navegou mais de 3.300 quilômetros em uma expedição que começou no dia 2 de agosto de 2024, em Boa Vista, Roraima. O grupo, que inclui Anderson Torres, Daniel Vilela, Moacir do Couto, Roberto Sacchetti, Vinicius Vilela e Weverton Lima, chegou a Belém, no Pará, após 15 dias de viagem pelos rios do Norte e Centro-Oeste do Brasil.
No entanto, a expedição enfrentou um desafio significativo: devido a problemas técnicos em seu Jet Ski, Vinicius Vilela foi forçado a abandonar a jornada. Agora, os cinco membros restantes seguem com destino a Barra do Garças, onde pretendem concluir a aventura.
Em vídeo enviado ao Portal Panorama, Fabrício Carvalho compartilhou a experiência da equipe até o momento: “Bom dia, bom dia! Estamos aqui hoje, após 15 dias em Belém, já com 3.300 km de navegação. Saímos no dia 2, de Boa Vista, Roraima. Hoje estamos parando para fazer a manutenção dos Jet Skis. Nossa turma navegou pelo Rio Branco, Rio Negro, Amazonas, e Rio Tapajós. Agora, daqui para frente, vamos seguir pelos rios Tocantins e Araguaia.”
Moacir do Couto também aproveitou para agradecer o apoio recebido e expressar preocupações ambientais: “Para toda a galera de Jataí e do nosso estado de Goiás, muito obrigado pela vibração positiva que chegou até nós. É por isso que tudo está dando certo. Pessoas de bem estão nos acompanhando e torcendo, que Deus abençoe cada um de vocês. Como o Beto falou, agora vamos mostrar outro lado da nossa região. Aqui, conhecemos o Norte, e agora vamos mostrar o impacto da seca severa, algo que nos preocupa muito. Estamos bastante preocupados com a questão ambiental, porque há um lado do Brasil com água em excesso e outro onde ela está faltando. Precisamos encontrar o equilíbrio e saber o que fazer. Esta expedição, além de ser um momento de lazer para nós, é um projeto que planejamos há três anos. Queremos mostrar essa preocupação e a importância de cuidar do nosso meio ambiente.”
Weverton Lima, por sua vez, destacou a representação de Jataí na expedição e a importância da experiência adquirida: “Quero apenas agradecer e dizer que Jataí está sendo muito bem representada nesta expedição magnífica. O conhecimento que adquirimos ao longo deste trajeto não tem preço e será um projeto que guardaremos na memória para contar aos nossos filhos e netos. Só tenho a agradecer a Deus e a Nossa Senhora, que nos acompanharam desde Roraima até aqui em Belém. Agora, seguiremos em nosso habitat natural, os rios Tocantins e Araguaia, que conhecemos como a palma da nossa mão. Se Deus quiser, em breve estaremos em Barra do Garças com nosso amigo Fabrício, voltando para Jataí com essa experiência de vida única. Um abraço a todos vocês!”
A expedição do Araguaia Jet continua a ser acompanhada pelo Portal Panorama, que trará novas atualizações conforme o grupo avança em sua jornada pelos rios Tocantins e Araguaia, rumo ao destino final em Barra do Garças.